São Paulo, segunda, 16 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O CANDIDATO
Peter Fonda "vira' Henry

ADRIANE GRAU
em San Francisco

A família Fonda está para o cinema americano assim como os Kennedy estão para a política. O clã que inclui Peter, Jane, Bridget e o patriarca Henry acumula mais de 200 filmes, nove indicações para o Oscar e três estatuetas.
A indicação de Peter, 58, para o Oscar de melhor ator por "Ulee's Gold" coloca novamente os Fonda na pauta do dia. Para completar, uma semana após a cerimônia chega às lojas dos Estados Unidos a autobiografia "Don't Tell Dad" ("Não Conte para o Papai").
Há duas semanas, o ator respondeu apressado à Folha sobre o que lhe deixava mais nervoso: a indicação para o Oscar ou o desnudamento público no livro que escreveu?
"O Oscar pode me abrir muitas portas", disse. "O livro mexe comigo e com minha família. Minha irmã vai ficar louca."
As memórias do ator de "Sem Destino", no entanto, parecem se concentrar mais em suas experiências pessoais que na revelação de segredos de família.
Fonda lembra os dias em que tomou LSD junto com os Beatles e frequentou festas na casa de Salvador Dalí. Revela ainda como se sentiu no dia em que a mãe cometeu suicídio.
"Mas fiz as pazes com meu pai antes de ele morrer em 1981", afirmou em entrevista à Folha no ano passado. "Meu livro não tem clima de "Mamãezinha Querida', até porque ele não era ruim como a Joan Crawford; era apenas um homem muito tímido que tinha enormes dificuldades em se comunicar com os filhos."
Para Peter, seu personagem que dá título a "Ulee's Gold" carrega fortes lembranças do pai. "Tanto Ulee quanto Henry eram apicultores", diz ele. "Para mim foi mágico estar vestido com aquela roupa cuidando de abelhas como meu pai fazia."
Para interpretar o personagem que pode lhe dar o primeiro Oscar de sua carreira, Fonda cortou o rabo de cavalo que batia na cintura. "Fiquei tão parecido com meu pai que até me assusto", diz ele.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.