São Paulo, domingo, 16 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV NO CINEMA

Diretor de "Didi, o Caçador de Tesouros" começa a rodar no final deste ano "Seis Crianças e um Bebê"

Após fracasso em 2005, SBT volta a apostar no cinema

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O SBT levará adiante o projeto de investir em cinema, apesar do fracasso de bilheteria de "Coisa de Mulher" (2005), o primeiro filme produzido com apoio do canal.
O próximo, "Seis Crianças e um Bebê", começa a ser rodado no final deste ano e tem estréia prevista para as férias de julho de 2007.
Com cara de "Sessão da Tarde", conta a história de seis amigos, três meninos e três meninas, que encontram um bebê de nove meses em um moisés, num terreno baldio. O pequeno fora deixado ali por um seqüestrador atrapalhado, que sofre de incontinência urinária -problema que o levou a abandonar por minutos a vítima e a perdê-la para a trupe infantil.
O bandido entra em apuros porque tem de entregar o bebê a seu chefe, enquanto as crianças o levam para uma casa na árvore do quintal de um deles. Lá, sem que os adultos saibam, tratam de trocar fraldas, dar mamadeira etc. Como se isso já não fosse suficientemente complicado para eles, ainda vão ter de escapar do vilão.
O SBT acredita ter mais potencial para divulgar um produto infantil, em razão do perfil de sua audiência, do que um "feminino", como "Coisa de Mulher".
O longa anterior foi protagonizado por Adriane Galisteu e Evandro Mesquita e dirigido por Eliane Fonseca ("Eliana em o Segredo dos Golfinhos", "Ilha Rá-Tim-Bum - O Martelo de Vulcano"). Custou R$ 4,8 milhões e não chegou nem a 100 mil espectadores, no ano em que "2 Filhos de Francisco" bateu 5,3 milhões. A produção foi de Diler Trindade, o homem de "blockbusters" de Xuxa Meneghel e Renato Aragão.
Ele também fará "Seis Crianças e um Bebê" e prevê gastar em torno de R$ 4 milhões com a produção (o filme já recebeu autorização da Ancine para captar a verba com a iniciativa privada, por meio de leis de incentivo).
O roteiro e a direção serão de Marcus Figueiredo (parêntesis para sua história: cirurgião plástico bem-sucedido, decidiu largar tudo para estudar cinema na Universidade da Califórnia em Los Angeles; após quatro anos, voltou ao Brasil e passou a fazer assistência de direção em filmes da Xuxa e de Aragão; em 2005, dirigiu "Didi, o Caçador de Tesouros").
Para o elenco de "Seis Crianças", Trindade afirma que fará testes, especialmente entre meninos e meninas que já atuaram em longas-metragens produzidos por ele, e não pretende utilizar figurinhas famosas da televisão.

Divulgação
Tanto em "Seis Crianças e um Bebê" como em "Coisa de Mulher", o SBT não entra com dinheiro diretamente, mas abre espaço de divulgação em intervalos comercias e programas, além da possibilidade de fornecer elenco.
É um modelo semelhante ao da Globo Filmes, braço cinematográfico da emissora, cuja marca está associada à grande parte dos lançamentos do cinema nacional (veja ao lado). A Record também entrou nesse circuito no ano passado, quando estreou "Eliana em O Segredo dos Golfinhos". É um bom momento, já que seu elenco cresceu em razão das novelas.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Panorâmica - Cinema: "Brasília 18%" tem pré-estréia grátis amanhã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.