São Paulo, segunda-feira, 16 de abril de 2007

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Em seu estúdio, produtor deu forma ao dub

DA REPORTAGEM LOCAL

A história de Lee "Scratch" Perry está diretamente ligada ao desenvolvimento dos principais estilos de música jamaicana: o reggae e o dub.
Nascido em 1936, Perry iniciou a carreira no final dos anos 50, quando foi trabalhar no Studio One de Coxsone Dodd, lendário produtor que, no início dos anos 60, comandou as gravações das primeiras canções reggae (à época, uma variação mais lenta do ska e rocksteady).
Após brigar com Dodd, Perry foi trabalhar com outro produtor, Joe Gibbs. Ele também não se entendeu com Gibbs e resolveu criar seu próprio selo, Upsetter. Ali, Perry recrutou alguns músicos e montou uma banda de estúdio: Upsetters.
Nessa época, final dos anos 60, Perry e Bob Marley se encontraram. Os dois gravaram algumas canções que marcariam depois a carreira de Marley, como "Kaya".
Em 1973, Perry decidiu montar um estúdio. O Black Ark ficou de pé até o final dos anos 70. Era um pólo da nata musical jamaicana. A partir de instrumentos eletrônicos precários, Perry colocava efeitos como eco e linhas de baixo graves em canções de reggae, dando forma ao que hoje é conhecido como dub. É dele o importante disco "Blackboard Jungle Dub".
O trabalho de Perry no Black Ark correu o mundo. Em seu álbum de estréia, o Clash gravou um cover de "Police and Thieves", co-escrita e produzida por Perry, e vocais de Junior Murvin.
No início dos 90, a carreira de Perry ganhou impulso com colaborações com gente como Mad Professor. (TN)


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