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Em seu estúdio, produtor deu forma ao dub
DA REPORTAGEM LOCAL
A história de Lee "Scratch"
Perry está diretamente ligada ao desenvolvimento dos
principais estilos de música
jamaicana: o reggae e o dub.
Nascido em 1936, Perry
iniciou a carreira no final dos
anos 50, quando foi trabalhar no Studio One de Coxsone Dodd, lendário produtor
que, no início dos anos 60,
comandou as gravações das
primeiras canções reggae (à
época, uma variação mais
lenta do ska e rocksteady).
Após brigar com Dodd,
Perry foi trabalhar com outro produtor, Joe Gibbs. Ele
também não se entendeu
com Gibbs e resolveu criar
seu próprio selo, Upsetter.
Ali, Perry recrutou alguns
músicos e montou uma banda de estúdio: Upsetters.
Nessa época, final dos anos
60, Perry e Bob Marley se encontraram. Os dois gravaram
algumas canções que marcariam depois a carreira de
Marley, como "Kaya".
Em 1973, Perry decidiu
montar um estúdio. O Black
Ark ficou de pé até o final dos
anos 70. Era um pólo da nata
musical jamaicana. A partir
de instrumentos eletrônicos
precários, Perry colocava
efeitos como eco e linhas de
baixo graves em canções de
reggae, dando forma ao que
hoje é conhecido como dub.
É dele o importante disco
"Blackboard Jungle Dub".
O trabalho de Perry no
Black Ark correu o mundo.
Em seu álbum de estréia, o
Clash gravou um cover de
"Police and Thieves", co-escrita e produzida por Perry, e
vocais de Junior Murvin.
No início dos 90, a carreira
de Perry ganhou impulso
com colaborações com gente
como Mad Professor.
(TN)
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