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ARTES PLÁSTICAS
Influenciador do concretismo, grafismo suíço ganha mostra
MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL
Algumas das principais influências da arte concreta
brasileira podem ser vistas
na exposição "Gráfica Suíça
-°1950 a 2000", aberta hoje
para convidados no Instituto
Tomie Ohtake.
Na mostra, são exibidos,
entre outros, cartazes de
Max Bill (1908-1994), artista
suíço que pode ser considerado o "mentor" do construtivismo brasileiro. Em 1951,
quando sua escultura "Unidade Tripartida" foi premiada na 1ª Bienal de São Paulo,
sua linguagem geométrica e
racional influenciaria decisivamente a eclosão dos grupos de concretos e neoconcretos, de artistas como Hélio Oiticica, Franz Weissmann e Waldemar Cordeiro.
A clareza formal do design
de Bill pode ser verificada em
um cartaz que anuncia uma
mostra de arte concreta, em
1944.
Mas nem só Bill se destaca
no rigor do design. Entre os
cem cartazes expostos, também há exemplares sintéticos de Richard Lohse, Josef
Müller-Brockmann e Carlo
Vivarelli, vindos do Museu
do Cartaz da Basiléia.
"O cartaz precisa de uma
linguagem direta e deve ser
reconhecido em meio a outros elementos visuais urbanos. Por isso, a escola suíça
de design sempre ficou famosa por uma redução formal bastante forte, com influência das vanguardas e da
Bauhaus", diz o curador da
mostra, Ralf Thalmann, que
selecionou para a primeira
sala da exposição obras feitas
de 1928 a 1960.
Ex-aluna de Bill, a brasileira Mary Vieira (1927-2001) é
outro destaque da exposição.
Ao utilizar poucos elementos
gráficos e cores, ela elabora
cartazes de grande impacto,
como o feito para a Panair do
Brasil, em 1957.
GRÁFICA SUÍÇA - 1950 A 2000
Quando: hoje, às 20h (abertura para convidados); de ter. a dom., das
11h às 20h; até 20/5
Onde: Instituto Tomie Ohtake
(av. Brigadeiro Faria Lima, 201,
Pinheiros, São Paulo;
tel. 0/xx/11/2245-1900)
Quanto: entrada franca
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