São Paulo, segunda-feira, 16 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Influenciador do concretismo, grafismo suíço ganha mostra

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Algumas das principais influências da arte concreta brasileira podem ser vistas na exposição "Gráfica Suíça -°1950 a 2000", aberta hoje para convidados no Instituto Tomie Ohtake.
Na mostra, são exibidos, entre outros, cartazes de Max Bill (1908-1994), artista suíço que pode ser considerado o "mentor" do construtivismo brasileiro. Em 1951, quando sua escultura "Unidade Tripartida" foi premiada na 1ª Bienal de São Paulo, sua linguagem geométrica e racional influenciaria decisivamente a eclosão dos grupos de concretos e neoconcretos, de artistas como Hélio Oiticica, Franz Weissmann e Waldemar Cordeiro.
A clareza formal do design de Bill pode ser verificada em um cartaz que anuncia uma mostra de arte concreta, em 1944.
Mas nem só Bill se destaca no rigor do design. Entre os cem cartazes expostos, também há exemplares sintéticos de Richard Lohse, Josef Müller-Brockmann e Carlo Vivarelli, vindos do Museu do Cartaz da Basiléia.
"O cartaz precisa de uma linguagem direta e deve ser reconhecido em meio a outros elementos visuais urbanos. Por isso, a escola suíça de design sempre ficou famosa por uma redução formal bastante forte, com influência das vanguardas e da Bauhaus", diz o curador da mostra, Ralf Thalmann, que selecionou para a primeira sala da exposição obras feitas de 1928 a 1960.
Ex-aluna de Bill, a brasileira Mary Vieira (1927-2001) é outro destaque da exposição.
Ao utilizar poucos elementos gráficos e cores, ela elabora cartazes de grande impacto, como o feito para a Panair do Brasil, em 1957.


GRÁFICA SUÍÇA - 1950 A 2000
Quando:
hoje, às 20h (abertura para convidados); de ter. a dom., das 11h às 20h; até 20/5
Onde: Instituto Tomie Ohtake (av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo; tel. 0/xx/11/2245-1900)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Saiba mais: Em seu estúdio, produtor deu forma ao dub
Próximo Texto: Literatura: Bueno traça história da higiene pessoal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.