São Paulo, sexta-feira, 16 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cannes anuncia seleção para 2010

63ª edição do festival terá forte presença de filmes asiáticos, dentro e fora da competição, e estreia de novo Godard

Cacá Diegues participa do júri de curta-metragens e tem sessão especial de seu longa "Cinco Vezes Favela, Agora por Nós Mesmos"


DA REPORTAGEM LOCAL

O Festival de Cannes 2010 anunciou ontem sua seleção oficial. O filme de abertura, "Robin Hood", de Ridley Scott, foi divulgado no fim de março.
A 63ª edição do evento, que acontece de 12 a 23 de maio na França, terá a participação do cineasta brasileiro Cacá Diegues, que integra o júri dos curta-metragens e é destaque nas exibições especiais com o novo "Cinco Vezes Favela, Agora por Nós Mesmos".
O filme é uma releitura dos cinco episódios que compunham "Cinco Vezes Favela" (1962). Diegues dirigiu um, chamado "Escola de Samba Alegria de Viver". Desta vez, as histórias são contadas por jovens que vivem em favelas.
Na mostra competitiva, o festival divulgou até agora 16 produções selecionadas. Dentre elas, quatro filmes franceses e quatro asiáticos. Neste ano, o júri da competição é presidido pelo diretor norte-americano Tim Burton.
A mostra paralela "Un Certain Regard" traz como destaque o novo filme de Jean-Luc Godard, "Film Socialisme" (filme socialismo, na tradução livre), e de Manoel de Oliveira, "O Estranho Caso de Angélica". A presença asiática também ocorre nesta mostra, com dois filmes selecionados. Três produções do leste europeu integram esta seleção.
Os diretores Woody Allen, Stephen Frears e Oliver Stone participam do festival fora da mostra competitiva.


Texto Anterior: Adolescentes participaram da construção da produção
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.