São Paulo, Sexta-feira, 16 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERUDITO
Serão nove concertos até dezembro
Sesc inicia hoje série "Brasil 500 anos"

da Reportagem Local

Em meio às programações que propõem um balanço de cinco séculos de produção cultural, o Sesc Ipiranga inicia hoje uma série de nove concertos que até dezembro resumirá sinteticamente a história da música erudita brasileira.
"Brasil 500 anos - Música e História" tem como curadora a pianista Marina Brandão e trará, em sua primeira récita, a Orquestra de Câmara Villa-Lobos, dirigida por Roberto Tibiriçá, e ainda o musicólogo, compositor e pianista Amaral Vieira.
Será um concerto com peças de extrema beleza do repertório nacional. De Alberto Nepomuceno (1864-1920) serão executadas a "Suite Antiga" para piano e a "Serenata para Cordas". De Heitor Villa-Lobos (1887-1959) está programado o "Prelúdio da Bachianas nº 4". Haverá ainda Carlos Gomes (1836-1896), com "O Burico de Pau", e também Cláudio Santoro (1919-1989), com o "Miniconcerto Grosso". E, por fim, o "Movimento de Concerto" op. 185, de Amaral Vieira, 46.
A curadora Marina Brandão diz não ter sido difícil selecionar os intérpretes que participarão dessa série de concertos, em razão do interesse que o repertório brasileiro passou a despertar entre os músicos e grupos que nele acabaram se especializando.
Outro fato novo está no interesse das gravadoras privadas de lançarem CDs com peças desse repertório, que até há duas décadas era basicamente editado por organismos oficiais, como a Funarte.
Algumas das partituras de execução programada são ainda inéditas. São o caso de peças do período colonial, de André da Silva Gomes e de Lobo de Mesquita, ambas restauradas recentemente.
Entre os intérpretes que deverão se apresentar, há pela frente belas surpresas. Uma delas é a veterana soprano Niza de Castro Tank, que participará em setembro de um programa exclusivamente dedicado a árias líricas. Ela é talvez a mais importante voz em seu registro ainda em atividade.
(JOÃO BATISTA NATALI)


Texto Anterior: Danca: Les Ballets Jazz abre temporada
Próximo Texto: Festival de documentários: Courtney matou Kurt. É tudo verdade?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.