São Paulo, sexta, 16 de maio de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Win Wenders é cineasta e fotógrafo em mostra no CCBB

da Sucursal do Rio

Raridades como "O Medo do Goleiro Diante do Pênalti" (1971) e "Nick's Film - Lightning Over Water" (1980), inéditos como "Os Irmãos Skladanowsky" (1995) e trabalhos mais conhecidos como "Paris, Texas" (1984) estão em cartaz no Rio na mais completa mostra da obra do cineasta alemão Wim Wenders já montada no Brasil.
A mostra, em cartaz no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) até o dia 25 de maio, apresenta praticamente toda a obra do cineasta.
São 19 longas e 8 curtas, realizados entre 1967 e 1995.
Ficaram de fora apenas dois curtas e o mais recente longa do diretor, "O Fim da Violência", em exibição no Festival de Cannes.
Além da exibição de filmes, o festival Wim Wenders organizado pelo Instituto Goethe apresenta também uma exposição de 29 fotos inéditas feitas pelo diretor na Austrália e nos Estados Unidos. As fotos permanecem em exposição até 8 de junho.
"Wenders tem o hábito de fotografar as locações de seus filmes antes de começar as filmagens. As fotos servem como uma espécie de ferramenta de pré-produção das obras", explica Sandra Lyra, uma das organizadoras de "Wim Wenders: Cineasta e Fotógrafo".
O que se vê na exposição são paisagens desoladas, sem nenhum sinal da presença humana. O clima lembra a aridez de "Paris, Texas". Todas as fotos são em formato panorâmico, o que serve ao objetivo de mostrar a solidão e a amplidão das paisagens.
Os filmes
Quem passar pelo CCBB durante o final de semana poderá assistir a uma das raridades da mostra. "Nick's Film - Lightning Over Water", documentário de 1980, registra os últimos dias da vida e a morte do cineasta Nicholas Ray (diretor de "Juventude Transviada").
Ray é um dos ídolos de Wenders. A câmera do cineasta alemão acompanha os últimos dias de Ray. O filme nunca foi lançado comercialmente no Brasil e será exibido amanhã às 20h40.
De hoje a domingo serão mostrados os filmes "Alice nas Cidades", "No Decorrer do Tempo" (hoje às 16h30 e 18h30)' "Movimento em Falso", "O Amigo Americano" (amanhã às 16h30 e 18h30), "Hammett" e "O Estado das Coisas" (domingo às 16h30 e 18h30).

Exposição: Wim Wenders: Cineasta e Fotógrafo O que: mostra com 29 fotos coloridas realizadas na Austrália e exibição de 19 longas e oito curtas-metragens Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (rua. Primeiro de Março, 66, centro, telefone: 021/216-0237) Quando: mostra de filmes até dia 25 de maio, exposição de fotos até dia 8 de junho Quanto: R$ 3 para a mostra de filmes, entrada gratuita para a exposição de fotos



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã