São Paulo, terça, 16 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Gravadoras norte-americanas lançam álbuns em que artistas de jazz namoram com o repertório brasileiro
MPB chega às lojas por selos estrangeiros

especial para a Folha

Quatro discos recém-chegados às lojas, em edições nacionais ou importadas, indicam que a música popular brasileira vem despertando o interesse de várias gravadoras e selos estrangeiros.
Enquanto o selo japonês Somethinélse produz um CD da pianista Eliane Elias cantando Antonio Carlos Jobim (leia texto ao lado), o selo norte-americano Milestone lança uma compilação de MPB interpretada por jazzistas norte-americanos e instrumentistas brasileiros.

Namoro
Selecionadas pelo produtor carioca Arnaldo DeSouteiro, nos arquivos da gravadora Fantasy, as 15 faixas de "Brazilian Horizons" formam um painel bem diversificado do antigo namoro do jazz com a música brasileira.
Trata-se de gravações das décadas de 70 e 80, com um superelenco que vai de Joe Pass ("Corcovado") e Sarah Vaughan ("Triste") a Raul de Souza ("Canto de Ossanha") e Azymuth ("All That Carnival").
Após esse namoro de três décadas, o jazz e a bossa nova parecem ter chegado a um casamento perfeito em "Jive Sambas" -primeiro álbum do quarteto que destaca o pianista búlgaro Milcho Leviev e o baterista brasileiro Claudio Slon, que vive nos Estados Unidos desde os anos 70.
Gravado ao vivo, no clube Vartan Jazz, em Denver, o disco exibe versões deliciosas de 11 clássicos do jazz, como "Freddy the Freeloader" (de Miles Davis), "Blue Bossa" (Kenny Dorham) e "Jordu" (Duke Jordan), em inusitadas levadas de samba e bossa nova. Há muito tempo o jazz e a MPB não soavam tão íntimos.

Luiz Bonfá
"Bonfá Burrows Brazil", gravado originalmente no final dos anos 70, revive o encontro do violonista Luiz Bonfá com o flautista e saxofonista australiano Don Burrows.
O repertório é formado por 13 composições de Bonfá, incluindo a obra-prima "Manhã de Carnaval".
Quase todas receberam tratamento apropriado ao lirismo do autor, brilhante ao violão.
As exceções ficam por conta de "Amoroso" e "Himalaia", prejudicadas por arranjos em ritmo "discoteque" -concessões comerciais daquela época que hoje doem mais ainda nos ouvidos.
(CARLOS CALADO)


Disco: Brazilian Horizons
Intérpretes: Flora Purim, Dom Um Romão, Cláudio Roditi, Azymuth e outros
Lançamento: Milestone/BMG (nacional)

Disco: Jive Sambas
Intérprete: Leviev-Slon Quartet
Lançamento: Vartan Jazz (importado, disponível nas lojas Planet Music e Trax)

Disco: Bonfá Burrows Brazil
Intérpretes: Luiz Bonfá e Don Burrows
Lançamento: Cherry Pie (nacional)

Quanto: cada CD, R$ 20 (em média)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.