São Paulo, Quarta-feira, 16 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

O CHIMPANZÉ MANDA-CHUVA
SBT, 14h. (Barefoot Executive). EUA, 1995, 90 min. Direção: Susan Seidelman. Com Jason London, Eddie Albert, Michael Marich. Com seu programa em crise de audiência, apresentadora de TV dispensa o macaco Arch, seu astro. Mas o macaco tinha um dom que se revelaria mais tarde: todos os programas de que gostava eram os que faziam sucesso. Remake para TV de comédia da Disney de 1971. Em todo caso, a notar a espécie de regressão (ou a regressão de espécie) para a qual o filme aponta. Avaliação:   

UMA GAROTA MUITO ESPECIAL
Globo, 15h45. (Just One of the Girls). EUA, 1992, 120 min. Direção: Michael Keusch. Com Nicole Eggert, Corey Haim. Rapaz tem de se disfarçar de mulher para escapar de um valentão disposto a arrebentá-lo. A questão que se coloca a partir daí é: como conquistar a garota pela qual está apaixonado sem abandonar os trajes femininos? Ou: "Tootsie 2, a Missão". Avaliação:   

UMA MULHER PERIGOSA
Record, 21h45. (A Dangerous Woman). EUA, 1994, 89 min. Direção: Stephen Gyllenhaal. Com Debra Winger, Gabriel Byrne, Barbara Hershey. Martha (Winger) é a esquisitona que, tendo finalmente conhecido o amor com um marceneiro, desespera-se quando este se apaixona por sua tia, que a criara. Um filme que vai de nada a parte alguma. E nem Debra Winger, esforçadíssima, consegue resolver o problema. Avaliação:  

INTERCINE 1
Globo, 0h10. A primeira disputa tem como alternativas "A Sombra de um Passado" (1994, de Scott McGinnis, com Tim Daly, Mia Sara, Virginia Madsen) e "Perfeição" (1985, de James Bridges, com John Travolta, Jamie Lee Curtis, Jann Wenner).

ATRAÇÃO SELVAGEM
CNT/Gazeta, 0h40. (Savage Attraction). Itália, 1992, 83 min. Direção: Michele Massimo Tarantini. Com Raul Gazolla, Giselle Fraga. Mulher deprimida, em vista das aventuras amorosas do marido, troca os EUA pelo Rio. Aqui, nos braços de um belo jovem, encontra o prazer, recupera a confiança em si e volta a Nova York para reconquistar o marido. O que não é apenas idiota, também é insano. Avaliação:  

INTERCINE 2
Globo, 2h20. Na segunda sessão, a disputa se dá entre "O Descanso Eterno" (1986, de John Korty, com John Lithgow, Richard Bradford, Morgan Freeman) e "Como Agarrar um Milionário" (1953, de Jean Negulesco, com Marilyn Monroe, Betty Grable, Lauren Bacall, William Powell).

A FRATERNIDADE É VERMELHA
Bandeirantes, 2h35. (Trois Couleurs: Rouge). França, 1994, 99 min. Direção: Krzysztof Kieslowski. Com Jean-Louis Trintignant, Irène Jacob. Moça conhece (via atropelamento de um cão) um juiz cuja diversão consiste em espionar a vida nas redondezas. "Volet" final da trilogia dedicada por Kieslowski às cores e ao lema da Revolução Francesa. Avaliação:     

TV PAGA
A morte como escolha

da Redação

Haverá um certo dandismo na proposta de "Trinta Anos Esta Noite" (Eurochannel, 22h): ao completar 30 anos, um homem procura por si mesmo e pelo sentido de sua vida, concluindo pelo suicídio.
Drieu la Rochelle, o autor do romance, suicidou-se também, mas por outras razões. Foi colaboracionista durante a Segunda Guerra e, com a derrota da Alemanha, preferiu se matar.
As razões do personagem são outras. Ou antes, o que surpreende no filme é a falta de razão. Na medida em que desfilam seus amigos na tela, vemos que as coisas fazem sentido. Para ele, não. Isso é o mais inquietante.
Maurice Ronet está muito bem no papel, e o filme é um dos melhores de Malle. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Que Deus abençoe os bravos de espírito
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Sai a revista "Chickens e Penosas"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.