São Paulo, terça-feira, 16 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMENTÁRIO

Garotas que sabem o que lhes cai bem

EDER CHIODETTO
EDITOR DE FOTOGRAFIA

Morenas lúbricas, voluptuosas, lascivas, matreiras, sorridentes e tristes. "Meninas do Brasil", ode escancarada à mestiçagem que pigmentou vossas peles e dotou de cadência musicada vossos quadris.
Meninas periféricas que vivem à margem por saber que o centro não as traduz, não as seduz. Cachorras sem dono que saem na noite com auto-confiança tão colada ao corpo quanto suas miniblusas, seus tops, seus tomaras-que-caia que envolvem, apertam e revelam parcialmente as suculentas promessas de tantas alegrias.
Meninas do funk, do forró, do samba. Dançarinas extravagantes, diletantes de ritmos que enlouquecem machos babões e os fazem sucumbir em vertigens nos salões, nos bares, nas ruas, atrás do balcão da lojinha da prima da amiga do cunhado onde elas fazem um bico sem registro, sem férias, sem fim de semana e sem FGTS, para ganhar um troco.
Meninas fashion que sabem como ninguém o que lhes cai bem. Cobrem-se de lycra, de grifes autenticamente falsas. Besuntam os lábios com brilho sabor morango, chocolate e framboesa. Um pouco de cada e está feita a salada de frutas que espera o ensejo, o sorriso alheio, o beijo no escuro.
Calça-pele feita para delinear e projetar ancas, cadeiras, nádegas, coxas, virilhas, joelhos. Oito, dez, 12 centímetros de salto na sandália de tirinhas, dedos de fora, esmalte vermelho.
Meninas impositivas, fêmeas resolvidas sem não-sei-se-devo, sem analista, sem medo da vida, quase sem estudo, sem condições e esperando até as 5h, sorrindo, pela condução, pelo marido, pelos filhos.
Meninas de família. Evangélicas, católicas, macumbeiras, crentes. Santo forte, fé na vida, promessa para que tudo melhore. Reza todos os nomes da família antes de dormir.
"Meninas do Brasil". Nossas mais belas faces. Sorriam. Dancem. Não parem nunca, "Meninas do Brasil".



Texto Anterior: As meninas
Próximo Texto: Moda: Amor e tecnologia abrem SP Fashion Week
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.