UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MoMa exibe produção atual e Glauber de 69

MARCELO BARTOLOMEI
DA FOLHA ONLINE

Nova York conhecerá parte da recente produção brasileira de cinema e sua história, que será apresentada em uma mostra no Gramercy Theatre, do MoMa (The Museum of Modern Art), em Manhattan, a partir do dia 24.
O clássico de Glauber Rocha "Antônio das Mortes - O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" (1969), considerado a sequência de "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964), encerra as exibições no dia 28, precedido do curta "Militância" (2002), de Carlos Adriano.
Quem abre a "Première Brazil", organizada pela mesma equipe brasileira do Festival de Cinema Brasileiro de Miami, é "Houve uma Vez Dois Verões" (2003), de Jorge Furtado. A sessão será ao ar livre, no Socrates Sculpture Park, no dia 23, às 19h (horário local), pois faz parte de um tradicional projeto do verão americano, e pode atrair até 10 mil pessoas.
Durante o programa, que dura seis dias, serão exibidos também "Dois Perdidos numa Noite Suja" (José Joffily), "Durval Discos" (Anna Muylaert), "Janela da Alma" (João Jardim e Walter Carvalho), "Edifício Master" (Eduardo Coutinho), "Separações" (Domingos Oliveira) e "Desmundo" (Alain Fresnot).
A parceria com o MoMa começou há dois anos e, segundo a organização, há interesse em manter a mostra brasileira no calendário anual de cinema do museu.
A US$ 12 o ingresso, as sessões acontecerão à tarde e à noite e esperam atrair cerca de 500 pessoas cada, lotação máxima do espaço.
A mostra deste ano teve o apoio do Festival do Rio BR e custou cerca de US$ 80 mil.
Segundo a produtora cultural Cláudia Dutra, 34, organizadora da mostra, a intenção é expandir a oportunidade de apresentar a cultura brasileira nos EUA.
No ano que vem, por exemplo, o mesmo evento deve levar, além de cinema, espetáculos musicais e teatrais, exposições e gastronomia, entre outras manifestações que representem o país.
A idéia, já em 2004, também é abrir votação pública para eleger os melhores filmes da mostra.


PREMIÈRE BRAZIL. Onde: Gramercy Theatre - MoMa (Nova York). Na internet: www.moma.org.


Texto Anterior: Música: Brasil "toma" o Lincoln Center por cinco noites
Próximo Texto: HQ: Universo de Quino envelhece com graça
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.