São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DVD/LANÇAMENTO

Série "Perdidos no Espaço" é lançada em caixa com oito discos, incluindo dublagem brasileira original

Clássico das "space operas" volta em DVD

SALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Até os fãs mais fervorosos hão de admitir: os roteiros são ingênuos, a premissa é falha, os efeitos especiais, mesmo para a época, deixam a desejar, os cenários parecem feitos de cartolina e os personagens são caricatos demais. Mas todo mundo também precisa aceitar: um clássico é sempre um clássico. E a série de TV "Perdidos no Espaço" certamente merece essa qualificação.
É com esse espírito que deve ser recebido o lançamento do box-set do programa em DVD, que chega ao mercado brasileiro no próximo dia 21. São oito discos com os 29 episódios da temporada 1965-1966, a primeira das três que o programa acabou tendo.
Para começar, todos os episódios dessa fase da série foram filmados e exibidos originalmente em preto-e-branco -tal e qual estão nos DVDs. E os discos contêm, além do som original em inglês remasterizado, as dublagens originais feitas para a primeira exibição da série no Brasil.
Criada pelo legendário produtor Irwin Allen (o mesmo de "Túnel do Tempo" e "Terra de Gigantes"), "Perdidos no Espaço" consagrou um estilo de produção. Na esteira de seu sucesso vieram séries que consolidaram o conceito das "space operas" (algo como "novelas espaciais"), como "Jornada nas Estrelas".
A série gira em torno da família Robinson, que parte da Terra para colonizar um outro planeta, mas, após ter sua nave sabotada, acaba literalmente perdida no espaço. E o sabotador, dr. Zacary Smith (Jonathan Harris), acaba preso com o casal John (Guy Williams) e Maureen (June Lockhart), seus adoráveis filhos, Will (Billy Mumy), Penny (Angela Cartwright) e Judy (Marta Kristen), e o piloto da nave, Don West (Mark Goddard). Na luta contra as dificuldades impostas pelos rigores da viagem espacial, eles são ajudados por um robô inteligente, que se chama, bem, Robô.
O box-set também traz uma raridade, ao menos no mercado brasileiro: o piloto da série, produzido em 1964 para convencer a rede norte-americana de televisão CBS a veicular o programa.
Hoje, com um filme baseado no seriado (de 1998) e um "remake" televisivo em fase de produção, a criação de Irwin Allen se tornou uma marca forte. Apesar desse inegável poder enquanto franquia, não há o que se compare a rever o original.


Perdidos no Espaço
    
Lançamento: Fox
Quanto: R$ 215, em média



Texto Anterior: Cinema: Othon Bastos recebe homenagem em Brasília
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: José Agripino de Paula
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.