São Paulo, Sexta-feira, 16 de Julho de 1999
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ASSIM NÃO
Troca de vinho causa confusão

"Fomos ao restaurante Le Chef Rouge no dia 1º. Escolhemos um vinho e, quando a bebida chegou, o garçom ofereceu uma taça para degustação. O vinho estava ácido.
Avisamos o garçom, que chamou o maître. Enquanto isso, deixamos a vinho repousando, aberto, para ver se a acidez baixava. Provamos depois de cinco minutos. Continuava ácido. O maître disse que aquela acidez era característica do vinho que tínhamos escolhido, insinuando uma escolha mal feita. Perguntei-lhe sobre seu conhecimento do vinho -ele não soube sequer dizer o nome.
Explicando que o vinho estava muito ácido, pedi que fosse trocado. O maître se recusou, afirmando que, ao servir uma dose para degustação, estavacumprindo um ritual. De acordo com ele, não há possibilidade de recusa.
Acabamos cedendo. Pagamos aconta, sem incluir os 10% de serviço. Diante disso, um garçom nos parou quando estávamos na porta, dizendo que o cheque estava errado. Ainda tivemos de explicar que não pagaríamos o percentual facultativo, visto que ficamos insatisfeitos."
Luciana Carvalho, por e-mail

Outro lado
"Lamentamos e nos desculpamos pelo ocorrido, que não é normal no nosso dia-a-dia. É importante dizer que a degustação inicial é para que o cliente aprove ou não as condições do vinho, já que é normal que uma ou outra garrafa apresente problemas. Se o vinho estiver estragado, nosso procedimento habitual é de substituição da garrafa.
No caso, o cliente reclamou não das condições do vinho, mas simplesmente porque não gostara, por considerá-lo ácido demais. Não permitiu que o maître provasse e avaliasse o estado do vinho. Da mesma forma, também não aceitou indicação de outro mais de acordo com seu paladar, optando por consumir aquele.
Concluímos que houve um grande mal-entendido. De todo modo, agradecemos ao cliente pela oportunidade de nos desculpar e de reforçar a orientação dos procedimentos a nossa equipe."
Vanessa Fiuza, proprietária do Le Chef Rouge.




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