São Paulo, Sexta-feira, 16 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTE NO AGRESTE
Circo e desfile de moda cabem no evento
Garanhuns abriga festival de inverno


KAMILA FERNANDES
da Agência Folha

Um festival de inverno no agreste de Pernambuco reúne, em nove dias de evento, elementos da cultura nordestina e do restante do país, com shows, encenações teatrais e circenses, apresentação de vídeos e até desfiles de moda.
Isso tudo acontece a partir de hoje na cidade de Garanhuns (209 km de Recife), onde o frio e a garoa, incomuns no restante do Nordeste nesta época do ano, tornam a cidade propícia para um festival de inverno.
"O pessoal costuma lotar todos os shows do festival, e não se importa se está chovendo ou não. O público até gosta da garoa", diz o produtor do evento, Antônio Gutierrez.
Ele afirma que são esperadas, em média, cerca de 30 mil pessoas para cada show este ano.

Atrações locais
O Festival de Inverno de Garanhuns começou em 1991 e terá, em sua nona edição, 160 atrações diferentes apresentando-se em cinco locais da cidade -os parques Ruben Van der Linden e Euclides Dourado, o teatro Luiz Souto Dourado, o Espaço Cultural Luiz Jardim e a praça Guadalajara.
Gutierrez conta que, nos anos anteriores, a maior parte do evento era destinada a artistas consagrados do cenário nacional, como Gilberto Gil -que, este ano, estará lá novamente- e Caetano Veloso.
Este ano, afirma, será diferente. Atrações locais terão maior destaque, com uma parte destinada à música instrumental pernambucana, além da apresentações de grupos do Estado, como o Cordel do Fogo Encantado.
Inspirado no movimento mangue beat, o grupo do município de Arcoverde mistura, em suas músicas, profecias de Antônio Conselheiro e padre Cícero, a elementos do cordel de emboladores do sertão, como Manoel Filó, Inácio da Catingueira e Zé da Luz.

Unanimidades
O mangue beat terá ainda mais espaço no festival, com a exibição de vídeos de Chico Science e a apresentação do músico Otto e dos grupos Mundo Livre S/A, Nação Zumbi e Mestre Ambrósio.
Nomes consagrados da música também estarão presentes ao evento, entre eles Jorge Ben Jor, Zeca Baleiro, Cássia Eller, Beth Carvalho e Bezerra da Silva. Até o internacional Pato Banton, tocando reggae, subirá ao palco da cidade durante do festival.
"Como o evento acontece em um município do interior, procuramos trazer pessoas conhecidas, que todo mundo gosta, e, ao mesmo tempo, mostrar as novidades que acontecem na arte. Até porque não existe na região outro meio de incentivo e divulgação de novos artistas nesta parte do país", afirma o produtor.
A abertura do Festival de Inverno de Garanhuns fica por conta do grupo local Boca de Forno, que mistura teatro, dança e música.

Teatro e dança
Na parte teatral do evento haverá apresentações da trupe do XPTO, com bonecos, e de outros grupos locais, como o Refletores Companhia Teatral e o Grupo Diocesano de Artes.
A dança de Garanhuns também tem representantes no festival de inverno, com uma mostra da dança popular feita pela Companhia de Artes Pau-de-Arara.


Texto Anterior: Ex-adido processa diretora
Próximo Texto: Netvox - Maria Ercilia: Taxar e-mail não é solução
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.