São Paulo, sábado, 16 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fraca edição da mostra termina hoje

AMIR LABAKI
enviado especial a Gramado

Encerra-se hoje a fraca 25ª edição do Festival de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino.
A TV Cultura apresenta para São Paulo a entrega dos Kikitos. A entrega será precedida por uma dupla sessão de encerramento. Às 17h45, será exibido o drama "Hotel Shanghai", de Peter Patzak, na presença do ator Elliott Gould e do produtor Manfred Durniok.
Em seguida, às 19h45, haverá o lançamento fora de concurso, em sessão para convidados, do segundo longa gaúcho do ano, "Anahy de las Misiones", de Sérgio Silva.
O frustrante nível das duas competições de longas (brasileira e latina) prenuncia uma pulverização dos prêmios. Faltando ver os dois últimos concorrentes ("For All, O Trampolim da Vitória" e "Território Comanche"), previstos para a noite de ontem, apenas para os prêmios principais desenham-se alguns favoritos.
O vencedor da disputa brasileira deve sair do trio "Bocage, o Triunfo do Amor", de Djalma Limongi Batista, "For All", de Luiz Carlos Lacerda e Buza Ferraz, e "Os Matadores", de Beto Brant.
Já a competição latina tem por franco favorito o thriller peruano "Bajo la Piel", ainda que se trate da mais convencional obra de Francisco Lombardi ("A Boca do Lobo"). O motor inicial da trama é a atuação de um "serial killer" no norte do Peru.
O assassino parece seguir os rituais macabros da antiga cultura moche: os cadáveres tem as cabeças cirurgicamente cortadas e os olhos, arrancados.
O eficiente documentário cubano "Yo Soy, del Son a la Salsa", de Rigoberto Lopez, tampouco deve sair com as mãos abanando.
Reconstitui-se a história do mais popular ritmo cubano desconsiderando-se a revolução castrista de 1959 como o marco essencial oficialmente trombeteado.
Merece ser lembrado o desempenho de Nélson Xavier no irregular "O Testamento do Doutor Napomuceno", rodado em Cabo Verde pelo diretor português Francisco Manso a partir do roteiro do brasileiro Mário Prata.
Margarita Rosa de Francisco destaca-se também no desequilibrado "Ilona llega con la Lluvia", do colombiano Sergio Cabrera. O resto é loteria.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.