São Paulo, terça-feira, 16 de agosto de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA POP

Segundo CD mantém atmosfera retrô e não cede a versos fáceis

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

Chega a ser irônico que a banda tenha um nome que lembre "vanguarda". Porque a proposta é exatamente oposta. O som é retrô. Zero de vanguarda.
"Boa Parte de Mim Vai Embora" é legítimo exemplar do tal folk nacional. Fala-se muito num suposto movimento, embora seja difícil listar mais nomes significativos além de Vanguart e Mallu Magalhães.
No folk mundial, os destaques são artistas que apresentam letras fortes, poesia urbana com lamento de origem rural, e músicas simples, como Bob Dylan e Neil Young, para ficar nos mestres.
Helio Flanders ainda precisa comer muito feijão para chegar perto desses ícones, mas tem inegável talento.
O Vanguart demonstra, principalmente neste segundo disco de material inédito, arranjos e combinações de instrumentos que avançam muito além do habitual violão dos bardos.
O cantor se sai melhor quando trabalha em cima da angústia adolescente, como na faixa que abre o álbum, "Mi Vida Eres Tu", ou em momentos mais delicados, caso de "A Patinha da Garça".
Há momentos menos inspirados, mas o apreço pela arquitetura intrincada do texto fica evidente a cada canção. Mesmo quando não chega a uma solução de todo agradável, Flanders não cede ao verso fácil.
O rapaz pode escrever sobre estar feliz ou triste por amor, mas faz isso com lirismo solto e vocabulário surpreendente. E, mesmo assim, a canção gruda no ouvido. Um exemplo é a ótima "Eu Vou Lá" e seus versos como "A tristeza é só um berço pra quando estamos pequenos".
O Vanguart evoluiu nesses quatro anos desde o disco de estreia. Shows com releituras de Beatles e Dylan podem ter municiado a banda para fazer um álbum consistente.
Suas músicas singulares desafiam comparações. Sendo generoso, o Vanguart poderia lembrar algo entre Buffalo Springfield, a banda de Neil Young nos anos 60, e Sá & Guarabyra, o grande nome do rock rural brasileiro.
Mas, antes de tudo, é uma banda de moleques, mais acertando que errando.

BOA PARTE DE MIM VAI EMBORA
ARTISTA Vanguart
LANÇAMENTO Vigilante/Deck
QUANTO R$ 26, em média
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: Roqueiros sensíveis se opõem aos tipos malvados de 2000
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.