São Paulo, Segunda-feira, 16 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GRAMADO 99
Governo anuncia no festival gaúcho linha de crédito para financiar filmes
BNDES destina US$ 80 mi ao cinema

JOSÉ GERALDO COUTO
da Equipe de Articulistas

Um novo programa governamental de apoio à atividade cinematográfica, o "Mais Cinema 1999-2000", será lançado oficialmente amanhã, no Rio.
O anúncio do programa foi feito sexta-feira, em Gramado (RS), durante o 27º Festival do Cinema Latino e Brasileiro, pelo secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, José Álvaro Moisés.
O programa destinará R$ 80 milhões para a área, por meio de empréstimos do BNDES para a finalização de filmes, distribuição, financiamento de novas produções e recuperação de cinemas.
De acordo com José Álvaro Moisés, a intenção é potencializar os recursos que já foram investidos na área por meio das atuais leis de incentivo, de modo a permitir a conclusão de filmes que enfrentam dificuldades e fazê-los chegar ao mercado exibidor.
A meta otimista do governo é propiciar a chegada aos cinemas de cem novos filmes brasileiros até o final do ano 2000.
O novo programa foi bem recebido, mas o prazo de dois anos para o pagamento dos empréstimos foi considerado muito curto.
"No mercado brasileiro, isso é praticamente impossível", disse o cineasta e distribuidor André Sturm, da Pandora Filmes.


Texto Anterior: Televisão - Telmo Martino: Dona Marta Suplicy e as paternidades
Próximo Texto: Manifesto divide cineastas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.