UOL


São Paulo, terça-feira, 16 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Série exibe crise do macho para inglês ver

XICO SÁ
CRÍTICO DA FOLHA

Primeiro a indústria dos cosméticos inventou esse produto vulgarmente conhecido como "homem moderno, sensível e em crise". Depois Nick Hornby, o rapaz do livro "Alta Fidelidade", reciclou aquelas duas ou três coisas que sabemos sobre eles. "Manchild" (Eurochanel) tem a caricatura desses mundos.
Mas com um agravante: a série inglesa produzida pela BBC tem também uma mão de tinta de Alain de Botton, aquele escriba que insiste em fazer da tragédia grega uma sitcom. Ele não escreveu uma linha de "Manchild", mas suas pegadas -o menino é gostado na Inglaterra- são visíveis quando os personagens fazem caras de inteligentes ou de ironia fina. E dá-lhe mitologia kitsch.
Em "Sex & the City", modelito do mesmo gênero, a troça ao mundo masculino salva a comédia das afilhadas de Balzac. No programa do Eurochanel, sucesso europeu, os quatro cinquentões agasalham um crepúsculo do macho sem sentido. Mas a autogozação rende alguns bons momentos. "Aprendi três coisas com a minha ex-mulher: limpar, tonificar e hidratar", diz o narrador Terry (Nigel Havers), 53, no segundo episódio, minutos antes de impressionar a sua pequena, coisa mais linda, pela suavidade da cútis. Fez lembrar um velho reclame de lâmina de barbear: "Homem escanhoado é homem solicitado".
É, mas mocinhas indefesas caem no conto dos H.S. (heteros sensíveis). Mas não se enganem, o mesmo sujeito tem aforismos que soam démodés até para o último dos yuppies: "Casar é como comprar ações, você deve saber comprar e saber sair". Outra boutade de "Manchild": "Preciso de uma coleira nova".
Os caras são muito arrumadinhos. A ironia inglesa se desmancha no champanhe -eles discutem sobre bebidas finas, mais um traço de um H.S.- e no sucesso. Desculpa aí, gente, mas só há charme e dramaturgia nos perdedores. A sorte nossa é que pelo menos dois têm panças razoáveis. Chegar aos 50 sem barriga é atestado de péssima biografia.
A outra atração que estreou recentemente é "No Mundo dos Machos". Do tipo norte-americanos ordinários, sexistas, incorretos. Sem graça, meu Deus.


Manchild  
Quando: segunda, às 21h30, no Eurochannel

No Mundo dos Machos 
Quando: sábado, às 22h30, no Multishow



Texto Anterior: Artes: Político rejeita projeto de Guggenheim de Taiwan
Próximo Texto: Música: "Vanguarda" domina palcos do Tim Festival
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.