UOL


São Paulo, terça-feira, 16 de setembro de 2003

Texto Anterior | Índice

Yoko Ono repete performance dos anos 60 para pedir a paz mundial

DA REDAÇÃO

A artista plástica Yoko Ono repetiu ontem, em Paris, a sua performance dos anos 60 "Cut Piece", na qual ela convidava a platéia a cortar suas roupas com uma tesoura em nome da paz mundial.
Ono, 70, se sentou no palco do pequeno teatro Ranelagh e pediu que cada espectador fosse sozinho e em silêncio cortar um pedaço de sua roupa para "enviá-la a alguém que amasse".
Uma a uma, as 200 pessoas que estavam na platéia subiram ao palco para tirar retalhos da vestimenta de Ono -uma longa saia de seda preta com uma blusa de mangas compridas. Entre os participantes, estava um dos filhos de Ono, Sean Lennon, 27.
Ao fim da performance, que durou uma hora, a artista permaneceu sentada apenas com suas roupas de baixo até a vinda de um assistente com um roupão.
O evento repete a famosa performance de Ono realizada em 1964, no Japão, e, no ano seguinte, no Carnegie Hall, em Nova York.
"Depois das mudanças políticas que se seguiram ao 11 de Setembro, me senti terrivelmente vulnerável -como se o vento mais delicado pudesse me fazer chorar", escreveu a artista no programa da performance. Ao permitir que estranhos se aproximassem dela com uma tesoura, Ono disse que esperava mostrar que este é "um tempo em que precisamos mostrar confiança uns nos outros".
Yoko Ono recentemente publicou uma série de anúncios em jornais e outdoors em protesto contra a guerra no Iraque.


Texto Anterior: Madonna faz livro infantil sobre inveja e planeja novo lançamento
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.