São Paulo, sexta-feira, 16 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Filme é história de três paixões

DE NOVA YORK

"A Sombra do Vampiro" é a história de três paixões: de F.W. Murnau pelo cinema, de Max Schreck pelo sangue da mulher amada e de E. Elias Merhige pela origem da arte que ainda é uma das mais populares.
Conta a história da filmagem de "Nosferatu - Eine Symphonie des Grauens" (Nosferatu - Uma Sinfonia de Horrores), clássico do expressionismo alemão, como ela realmente aconteceu. Tenta reproduzir as locações, as tomadas de câmera e até os problemas de direitos autorais que Murnau teve com o livro "Drácula", de Bram Stoker -daí o filme ter a mesma história, mas outro nome.
Mas é na parte ficcional que o segundo longa de Merhige cresce. Segundo "A Sombra", Max Schreck era um vampiro, e Murnau fecha os olhos para o fato de os membros de sua equipe estarem desaparecendo e até negocia a vida da estrela, Greta Schroeder, tudo para terminar sua obra.
Willem Dafoe está excelente como Schreck/Orlock/Nosferatu, papel que lhe valeu a indicação ao Oscar, e John Malkovich brilha como o faustiano e histriônico diretor alemão. Completa o trio a interessante Catherine McCormack, que dá vida à drogada Greta, que interpreta Ellen Hutter no filme dentro do filme.
Mas o longa é maior do que a soma de suas partes e maior do que apenas uma homenagem sincera. Primeiro, porque foge da chatice das homenagens. Segundo, porque diverte e prende o espectador com suas imagens magníficas e o final pressentido, mas, mesmo assim, improvável e forte.
Uma frase resume "A Sombra do Vampiro". Murnau acredita que a câmera é um veículo para a imortalidade e passa o tempo tentando convencer quem está em volta; Greta, no entanto, despreza o cinema e é partidária do teatro como arte maior. "Uma platéia de teatro me dá vida, enquanto isso (a câmera) simplesmente a tira de mim", diz ela. (SÉRGIO DÁVILA)


A Sombra do Vampiro
Shadow of the Vampire
   
Produção: Reino Unido/EUA/Luxemburgo, 2000
Direção: Elias Merhige
Com: John Malkovich, Willem Dafoe
Quando: a partir de hoje, nos cines Belas Artes, Unibanco Arteplex e Internacional Guarulhos



Texto Anterior: Cinema/estréia - "A Sombra do Vampiro": Diretor faz homenagem ao pai do terror
Próximo Texto: Brasil 2.001 anos depois
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.