UOL


São Paulo, domingo, 16 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aliens habitam "Taken", trama de série produzida por Spielberg

DA REDAÇÃO

"Taken", que começa a ser exibida hoje pelo HBO, é uma produção híbrida. Mais especificamente, de duas manias norte-americanas -novelões disfarçados de séries e Steven Spielberg.
Resultado direto do sucesso de outra série em que o diretor também atuou como produtor, "Band of Brothers" (2001), "Taken" é uma espécie de "Dallas" com criaturas do outro mundo.
A trama perpassa, por cinco décadas, a história de três famílias que têm suas vidas afetadas por extraterrestres. São dez longos capítulos, de 90 minutos cada um. Em se tratando de Spielberg, suas fixações ficam latentes: enxurrada de efeitos especiais, sentimentalismo, luta bem x mal e enfoque no núcleo infantil da trama.
A primeira aparição vem logo no primeiro episódio. Num combate na Segunda Guerra, o capitão Russell Keys (Steve Burton) é atingido. Aparecem, então, estranhas luzes, que salvam sua vida.
O segundo núcleo vai de encontro ao tema predileto dos amantes das teorias da conspiração, o caso Roswell. Em 1947, um ovni teria caído na cidade, sendo ocultado por autoridades. Na série, o fato realmente acontece, e o capitão Owen Crawford (Joel Gretsch) tenta desvendar o mistério. Da nave, um alien sai e busca abrigo na casa de Sally Clarke (Catherine Dent), uma dona-de-casa infeliz.
No decorrer da série, a história vai girar em torno dos descendentes desses personagens, espécie de "Cem Anos de Solidão" [romance de Gabriel García Márquez] com pipoca e refrigerantes. Fica clara a pretensão: ser uma espécie de filme definitivo sobre aliens e teorias da conspiração. Claro que, para o diretor de "Contatos Imediatos do Terceiro Grau" e "E.T.", nada é redundante. (BRUNO YUTAKA SAITO)


TAKEN. Quando: hoje, às 22h, no HBO.


Texto Anterior: Televisão: "Cena Aberta" tenta levar ficção à vida real
Próximo Texto: Tecnologia: Novo serviço permite gravar sem videocassete
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.