São Paulo, sábado, 16 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música

Rita Ribeiro canta sua "Tecnomacumba"

LUCIANA OBNISKI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A convidada do programa "Bem Brasil", que tem apresentação hoje às 17h15 na TV Cultura, é a cantora maranhense Rita Ribeiro. Não é a primeira vez que a atração, comandada por Wandi Doratiotto, recebe a intérprete, e o apresentador faz questão de falar isso logo no começo do programa.
O show, gravado no teatro do Sesc Pompéia no dia 28 de novembro, é uma boa introdução ao repertório de "Tecnomacumba", nome do projeto que a cantora desenvolveu e apresentou durante algum tempo antes de lançar o CD homônimo, no mês passado.
Com raízes no candomblé e pitadas de batidas eletrônicas, Rita une influências da música na religiosidade popular de todo o Brasil, especialmente no Maranhão (onde a cantora realizou extensa pesquisa), com ritmos de origens africana e indígena, que ela julga fundamentais na bagagem cultural brasileira.
Rita também considera importante a dança e a usa em vários momentos do programa, inclusive durante "Saudação do Candomblé", composição dela. O repertório do show inclui ainda canções como "Domingo 23" (Jorge Ben Jor), "Babá Alapalá" (Gilberto Gil) e "Oração ao Tempo" (Caetano Veloso); e composições próprias, como "Jurema" e "Canto para Oxalá".


BEM BRASIL COM RITA RIBEIRO
Quando:
hoje, às 17h15
Onde: TV Cultura


Texto Anterior: De época, "O Profeta" tem roupas atuais
Próximo Texto: Fernando Gabeira: Notas de um brasileiro voador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.