São Paulo, quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Planos para 2011 incluem quatro estreias e turnê

DE SÃO PAULO

Uma frase domina o discurso de Lara Pinheiro, diretora do Balé da Cidade de São Paulo: "A gente precisa ser mais vista", diz ela, repetidas vezes, em entrevista à Folha.
Transformada em lema, a frase dá a dimensão política do que é manter uma companhia pública de dança. "Desde que assumi, essa é uma grande preocupação. Como a gente representa a cidade?", questiona-se.
Uma das formas encontradas por ela para responder à pergunta é colocar o Balé para dançar muito em 2011.
Para abril, está marcada uma temporada inédita com coreografia original do grego Andonis Foniadakis (que já dançou com Maurice Béjart e o Balé da Ópera de Lyon) e figurinos do estilista Alexandre Herchcovitch.
A expectativa é que o espetáculo chegue ao público já no palco do Teatro Municipal, que atualmente passa por reformas e reabre ano que vem para as comemorações de seu centenário, em setembro.
Outras parcerias também estão sendo costuradas: uma com o coreógrafo português André Mesquita e outra com a brasileira Márcia Milhazes. A última estreia de 2011 deve ser uma peça coreografada pela própria Lara Pinheiro.
Fora dos palcos, a companhia foca suas atividades paralelas em um programa pedagógico voltado para crianças e adolescentes. Está descartada a volta da Companhia 2, projeto que agrupava bailarinos maduros que deixavam o corpo de baile.
"A Cia. 2 existiu dentro de um cenário específico. Hoje o Balé tem outra cara. O projeto didático é que está fazendo mais sentido nesse momento, porque foca a formação de plateia", afirma.
Está programada ainda uma temporada de dois meses na Europa, que deve ocorrer entre outubro e novembro. "A ideia é que a gente dance muito e consiga manter o padrão de qualidade que se espera de uma cia. de referência no Brasil." (AQ)


Texto Anterior: Balé de SP fecha ano com clássico do romantismo
Próximo Texto: Osesp encerra temporada com Bruckner
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.