São Paulo, quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Osesp encerra temporada com Bruckner

Sob a regência de Tortelier, orquestra executa sinfonia inacabada de músico austríaco

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nesta semana, a Osesp faz seus últimos concertos de 2010 na Sala São Paulo. De hoje a quinta-feira, a orquestra executa a "Sinfonia nº 9", de Anton Bruckner (1824-1896), sob a batuta de seu titular, o maestro francês Yan Pascal Tortelier.
Se, em outros anos, a Osesp havia optado por concertos de encerramento festivos e ligeiros, contando por vezes até com a participação de músicos populares, o espírito desta semana é bem distinto.
Solene, a nona sinfonia de Bruckner tem caráter francamente religioso -o compositor austríaco dedicou-a "ao amado Deus".
Organista, criado em aldeia, de caráter simples e devoto, o austríaco Bruckner demorou para florescer como compositor: só começou a compor as nove sinfonias que garantiriam seu lugar na posteridade depois dos 40 anos de idade.
Admirador do alemão Richard Wagner (1813-1883), trouxe a orquestração monumental do autor de "Tristão e Isolda" para suas obras sinfônicas: a "Sinfonia nº 9", por exemplo, prevê uma vasta seção de metais, incluindo os instrumentos conhecidos como "tubas wagnerianas" justamente por terem sido criados por Wagner.
A obra do austríaco só foi estreada sete anos depois da morte de seu autor, em 1903, e foi deixada incompleta: Bruckner não conseguiu acabar aquele que seria o quarto e último movimento.
O fato de se tratar de uma sinfonia inacabada, contudo, não implica em brevidade: execuções da nona sinfonia de Brucker costumam durar entre uma hora e 70 minutos.

OSESP

QUANDO hoje e amanhã, às 21h, e sáb., às 16h30
ONDE Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, 16; tel. 0/xx/ 11/3223-3966)
QUANTO de R$ 36 a R$ 122


Texto Anterior: Planos para 2011 incluem quatro estreias e turnê
Próximo Texto: "Um bom entrevistador tem estilo de James Bond"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.