São Paulo, quarta, 16 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Masp digitaliza obras de acervo

Museu inaugura quiosques multimídia

especial para a Folha

O Masp (Museu de Arte de São Paulo) anunciou ontem a conclusão da primeira etapa da informatização de seu acervo. O projeto foi desenvolvido pelo museu em parceria com a IBM.
Até dezembro de 99, o Masp pretende concluir a digitalização e a catalogação das primeiras mil obras de seu acervo, composto por 5.366 peças, e exibi-las em seu site na Internet (www2.uol.com.br/masp).
O convênio com a IBM, assinado há quatro anos, visa também criar um sistema informatizado de museologia, com a integração de todos os computadores do Masp, e oferecer um sistema de consulta aos visitantes do local, com a inauguração de oito quiosques multimídia, que aconteceu ontem.
As primeiras 150 obras do acervo que foram digitalizadas reúnem três das peças mais famosas do Masp: "Rosa e Azul", de Renoir, "O Escolar", de Van Gogh e "A Ressurreição de Cristo", de Rafael.
Para reproduzir as obras, o museu utilizou o scanner IBM Pro/3000, que captura imagens em alta resolução e a partir de materiais variados, não apenas cromos. (BRUNO GARCEZ)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.