São Paulo, Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - PAULO SANTOS LIMA

DEZ DIAS DE AGONIA
Bandeirantes, 13h.    (Miracles Still Happen). EUA/ Itália, 1974, 93 min. Direção: Giuseppe Scotese. Com Susan Panhaligon, Paul Muller, Graziella Galvani. Garota de 17 anos é a única sobrevivente de acidente aéreo ocorrido com avião e que mata sua família. Durante 11 dias, ela caminhará sozinha, na região da floresta amazônica, tentando sobreviver. Pequena produção para TV, baseado em fato real ocorrido em 71, cuja história interessa um pouco os brasileiros.


AMOR EM CHAMAS
Rede TV!, 13h30.    (Hanover Street). EUA/ EUA, 1979, 108 min. Direção: Peter Hyams. Com Harrison Ford, Christopher Plummer, Leslie Ann-Down e Patsy Kensit. Oficial norte-americano se envolve com mulher de agente britânico durante a Segunda Guerra. Até aí, tudo bem. A coisa pega é quando os dois são escalados para uma mesma missão.

UM DIRETOR CONTRA TODOS
SBT, 14h15.    (The Principal). EUA, 1987, 109 min. Direção: Christopher Cain. Com James Belushi, Louis Gossett Jr. Belushi é o professor promovido a diretor de uma escola só com alunos da pesada. Com jeito e sabedoria, ele batalhará para arrumar o lugar. Belushi é o tipo de ator que garante qualquer comediazinha -e matinê.

MONG & LÓIDE
Globo, 15h40.   (Tommy Boy). EUA, 1995, 96 min. Direção: Peter Segal. Com Chris Farley, David Spade, Brian Dennehy, Bo Derek. Não é "Débi e Lóide", a ótima comédia com Jim Carrey. Farley é o jovem que, com a ajuda de Spade, tem de tirar a fábrica herdada do pai do buraco, além de se defender dos avanços da madrasta (Derek), entre outros. Piada fraca.

O FANTASMA
Globo, 21h55.   (The Phanton). EUA, 1996. Direção: Aimon Wincer. Com Billy Zane, Kristy Swanson, Treat Williams, Catherine Zeta Jones. Fantasma, como Tarzã, vive na África e se faz passar por homem eterno (na verdade, trata-se de uma identidade que passa de pai para filho), explorando a credulidade daqueles que a quem protege. Já que o filme remete a uma tendência para lá de exaurida -o colonialismo-, deveria manter o tal glamour da África como continente misterioso e letal, como era nos quadrinhos. Se adaptar o clássico "Fantasma" já é devidamente perigoso, quanto mais colocá-lo sob a pele do "delicado" Zane, que de ator e super-herói não tem nada. Vale só como respeito ao grande herói esquecido.

EL MARIACHI
Bandeirantes, 21h55.    (El Mariachi). EUA, 1993, 81 min. Direção: Robert Rodriguez. Com Carlos Gallardo, Cosuelo Gómez. A fama do filme repousa sobre a suposição (pouco plausível) de que teria custado US$ 7.000. A história é simples: seresteiro confundido com um criminoso na fronteira entre México e EUA entra numa tremenda enrascada. Outro filme, no caminho de "A Bruxa de Blair", a viver oportunamente da publicidade. Mesmo se custou os tais US$ 7.000 (o que se dizia à época), é uma obra mediana.

INTERCINE
Globo, 0h20. Nesta primeira sessão interativa da semana, a emissora oferece o inédito "As 101 Noites" (1994, de Agnes Varda, com Michel Picolli, Marcello Mastroianni) e "O Vingador" (1986, de J. Lee Thompson, com Charles Bronson, Kathleen Wilhoite).

SPARTACUS
Globo, 2h10.      (Spartacus). EUA, 1960, 184 min. Direção: Stanley Kubrick. Com Kirk Douglas, Laurence Olivier, Jean Simmons, Charles Laughton, Peter Ustinov. Spartacus (Douglas) é o escravo que se rebela contra Roma e desafia o poder do império. Um dos melhores épicos já feitos, apesar de Kubrick ter assumido o projeto já em andamento e de não ter controlado tudo.

TV PAGA
O crime surge em várias tintas

especial para a Folha

"Justiça Cega" (Telecine 2, 14h20) é uma chance de ver um policial à antiga, daqueles que faziam o espectador pensar e, simultaneamente, se deleitar com as cenas de ação, sexo e violência.
Mais, é o melhor trabalho do canastrão Richard Gere, que faz um inescrupuloso policial que deixa seu colega de ofício Andy Garcia, um caxias investigador do departamento de assuntos internos, mais que possesso. Desmascarar o corrupto não será tarefa fácil nesse filme dirigido por Mike Figgis.
Já em "Entrevista com a Morte" (Telecine 5, 20h20), de Joseph Losey, um pintor tenta provar sua inocência, após ser acusado de matar a namorada. (PSL)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Nem tudo pode gerar felicidade
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.