São Paulo, Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOSTRA
Show de Xalebaradã abre evento, que traz imagens e vídeos do cantor
Rio vê "Bob Marley em exposição"

da Sucursal do Rio

O compositor Adão Xalebaradã faz hoje, às 19h, no Centro Cultural da Caixa (centro do Rio), um show curto -apenas para convidados- para a abertura da mostra "Bob Marley em Exposição", que abre amanhã para o público, no mesmo local, e vai até 6 de fevereiro. O evento, realizado pela primeira vez em 1991, em Londres, é inédito no Brasil.
Xalebaradã foi tema do documentário "Adão ou Somos Todos Filhos da Terra", exibido junto com o filme "O Primeiro Dia", de Walter Salles. Ele mora no morro do Cantagalo (na zona sul do Rio) e escreveu mais de 500 composições falando dos temas abordados por Marley.
"Xalebaradã se aproxima de Bob Marley não só pelo ritmo de suas músicas, mas principalmente por sua história pessoal. É a voz que vem dos mais pobres e canta a raça negra, lutando pelo fim da violência e das diferenças sociais", diz Filipe Cavalieri, produtor do evento.

A Mostra
Bob Marley ficou conhecido por seus trabalhos no grupo "The Wailing Wailers", que lançou o primeiro disco de sucesso em 1964. O cantor e compositor, que via na maconha uma forma de se aproximar de Deus, morreu em 1981, deixando centenas de canções que falam de pobreza e da vida nas favelas.
A mostra foi organizada pela Exhibit-A e reúne 106 painéis, que contam a história da vida de Marley. As imagens foram registradas por Adrian Boot, que é curador da exposição, e pelo fotógrafo e cinegrafista Arthur Gorson.
A exposição traz também diversos vídeos, escolhidos pela Casa de Cultura Rastafari, que mostram Marley em apresentações ao vivo e entrevistas.
Dentro da seleção, os visitantes poderão encontrar preciosidades como o cult "Harder They Come" e o especial "Marley Magic", em que filhos do cantor aparecem reunidos.
Haverá também shows ao vivo, diariamente, às 20h, de cantores nacionais ligados ao reggae, como Ras Bernardo (dia 21), Nabby Clifford (dia 28) e Rio Reggae (dia 5 de fevereiro).
Para completar a imersão no mundo do reggae, o Centro Cultural abrigará um bar temático jamaicano, onde só serão tocadas músicas do gênero.



Mostra: Bob Marley em Exposição
Onde: Centro Cultural da Caixa (av. Chile, 230, Centro, Rio de Janeiro, tel. 0/ xx/21/262-8152)
Quando: de ter. a sex., das 12h às 22h, sab. e dom. das 17h às 22h
Quanto: R$ 5


Texto Anterior: Relâmpagos - João Gilberto Noll: Canícula
Próximo Texto: Evento: "Only You" é lida amanhã na Folha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.