São Paulo, Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2000


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Carreira começa no estúdio

free-lance para Folha

Muitos fotógrafos de estúdio e fotojornalistas tornaram-se diretores de fotografia de cinema.
O mais conhecido é o carioca Affonso Beato, graduado em engenharia eletrônica e análise artística de computador. Depois de trabalhar com Glauber Rocha em "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" (1969), tornou-se o diretor de fotografia preferido de Pedro Almodóvar.
Com o diretor espanhol, realizou "A Flor do Meu Segredo" (1995) e, mais recentemente, "Carne Trêmula" (1997).
Entre os filmes brasileiros, fez "Mil e Uma" (1994), de Susana Moraes, e "Orfeu" (1999), de Cacá Diegues, indicado para a próxima premiação do Oscar.
O patriarca dos Barreto, Luís Carlos Barreto, fotojornalista da revista "O Cruzeiro", foi fotógrafo do filme "Vidas Secas" (1963), de Nelson Pereira dos Santos.
Posteriormente tornou-se produtor, passando a adquirir direitos de filmes e participando dos filmes de seus filhos Bruno Barreto e Fábio Barreto.
Walter Carvalho é fotógrafo e um dos participantes da Associação Brasileira de Arte Fotográfica, no Rio de Janeiro.
Foi diretor de fotografia do premiado "Central do Brasil" (1998), e trabalhou anteriormente com Nelson Pereira dos Santos ("Cinema de Lágrimas", 1995) e com Sandra Werneck ("Pequeno Dicionário Amoroso", 1997).
Resta lembrar Edgar Brazil, fotógrafo do filme "Limite" (1931), de Mário Peixoto, que trabalhou em outros 35 filmes. (AMG)


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