São Paulo, Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Autor trabalhou com Nelson Pereira
Livro dá dicas para diretor de fotografia

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha


O livro "O Diretor de Fotografia" é um depoimento dos 35 anos da carreira do autor Jorge Monclar, que trabalhou em várias modalidades da fotografia, da moda à publicidade.
No cinema, como diretor de fotografia, assinou filmes de Nelson Pereira dos Santos, João Baptista de Andrade e Humberto Mauro.
Monclar descreve suas experiências, com minúcias, dicas e curiosidades, dividindo-as em 13 capítulos, criando um manual técnico que vem preencher a lacuna da literatura desse gênero.
"Meu objetivo é alcançar os estudantes e os profissionais que trabalham com a fotografia de cinema, servindo também como referência para as diversas situações encontradas", diz.

Movimento
A fotografia do cinema tem similaridades com a fotografia de "still", feita em estúdio, situação que fica bem clara no livro.
"A diferença é o movimento", como declarou o cineasta russo Sergei Eisenstein (1898-1948) em uma de suas aulas no Instituto Cinematográfico de Moscou, onde era professor.
Provavelmente a mesma frase foi dita pelo físico Joseph Plateau (1801-1883), que fixou certas leis da ótica, sem as quais o movimento do cinema não poderia existir.
Monclar, que participou do filme "Noite Americana" (1973), de François Truffaut, na época em que ainda era estagiário, lembra que a textura visual e o enquadramento são os elementos que formarão o contexto do filme.
Embora o público raramente tome conhecimento da fotografia por estar envolvido com o enredo, ela é uma das principais armas para tornar o filme um sucesso de bilheteria.


Livro: O Diretor de Fotografia Autor: Jorge Monclar Editora: Solutions Comunicações Ltda. Quanto: R$ 20 (208 págs.)

Texto Anterior: "A Outra História Americana"
Próximo Texto: Carreira começa no estúdio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.