São Paulo, quinta-feira, 17 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Censo divulga primeiros resultados

DA REPORTAGEM LOCAL

Desde o ano passado, está sendo realizado um diagnóstico do acervo cinematográfico brasileiro depositado na Cinemateca do MAM, no Rio, e na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
O projeto é chamado Censo Cinematográfico e tem coordenação do curador do acervo da Cinemateca, Carlos Roberto Souza.
Na próxima semana, deverá entrar no ar a página www.cinemateca.com/censo, em que estará disponível a primeira base de dados consolidada pela pesquisa -referente ao período dos primórdios da produção, em 1897, até 1910. A próxima etapa, prevista para fevereiro, abarca os anos de 1911 a 1920 e, na sequência, a produção de longas desde os anos 40 até a atualidade.
A avaliação do acervo do MAM, em que a catalogação era menos precisa, revelou a existência de 7.500 títulos nacionais. A análise de 70% desse total (39 mil rolos) demonstrou que 40% têm problemas de menor gravidade e 10% estão em estado de deterioração.
Como há apenas dois laboratórios no Brasil capacitados para a restauração de filmes -o da Cinemateca Brasileira e o do Labocine-, mesmo que houvesse investimento financeiro suficiente para recuperar todo o material comprometido, é pouco provável que haja tempo hábil para fazê-lo.
"Se há hoje 10% comprometido, como garantir que amanhã não serão 20%? O Brasil tratou sua memória cinematográfica de forma muito madrasta. De 1950 para o século 19 perdemos quase tudo. Garantir que não ocorra o mesmo com o século 20 talvez seja nosso maior desafio", diz Hernani Heffner, do Instituto para a Preservação do Cinema Brasileiro.
Souza lembra que a preservação da memória cinematográfica não é apenas recuperar "filmes antigos importantes".
"Preservação exige, entre outras coisas, reunir materiais, conservá-los adequadamente, catalogá-los e divulgá-los. Ocorre que a maior parte desses materiais não é constituída de longas "interessantes". Uma parcela gigante são documentários, cinejornais, filmes domésticos etc., que registram a história e a cultura do país. E esses filmes não encontram diretamente os patrocinadores interessados em salvá-los." (SA)



Texto Anterior: 'O Ébrio' reabilitado
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.