UOL


São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERIKA PALOMINO

NA MODA, ONTEM É HOJE E VICE-VERSA

A moda masculina global é uma grande indústria que movimenta US$ 51 bilhões/ano, mas que ainda assim viu suas vendas caírem 10%, no período de 98 a 2001, segundo números da NPD, empresa de análise do mercado. Em relação aos EUA, os italianos, os grandes nomes do setor, amargaram queda de 20% na exportação. Como no prêt-à-porter feminino, a idéia é estimular o desejo e a vontade da compra, entre os estilistas que desfilam na temporada de inverno 2003 iniciada no último domingo na Itália.
O estilo dos modernos dos anos 60, os mods, veio nas hábeis mãos de Miuccia Prada e serviu de contraponto ao estilo rocker. São as duas principais idéias da temporada. A Prada de fato foi a sensação, com um desfile que transforma o guarda-chuva em precisa-ter da estação. Quem diria. Ela trabalha com as estampas de época (pesquise em Holliday & Brown) com o olho em Londres (apesar de dizer que há muito não pisa lá) e traz esse charme vintage e irônico que só sua marca tem. "Não quis modernizar nada. Pegamos os mesmos tecidos como eles eram, quando os descobrimos. Me parece a coisa mais honesta a fazer", disse ao site "FWD". No casting, o incrível brasileiro Eduardo Braun. Destaques do masculino em Milão: o look cafetão 70 de Tom Ford para a Gucci, o performático desfile de Viktor & Rolf e o visual de guerra de Dolce & Gabbana. Confira todas as fotos em www.erikapalomino.com.br.

ELECTRONEWS DA SEMANA
Quem se interessa por electro ou mesmo quem descobriu o gênero depois da Miss Kittin vai gostar de ver o documentário "Choque de Culturas", do jornalista Guto Barra, que a MTV exibe hoje às 23h e domingo às 16h. A história foi gravada em Nova York e tem entrevistas e performances da Miss Kittin em si, mais nomes de ponta do segmento, como Fischerspooner (tudo), Ladytron, Peaches (tipo incrível), e nomes novos como Scissor Sisters, que fez a trilha do desfile da Balenciaga e é tudo com o hit "Absolutely Numb" (não canso de ouvir). O documentário (que passou no Mix Brasil) mostra a energia do movimento e mostra o rosto e o discurso de quem está por traz de tudo, incluindo o idealizador do festival Electroclash, Larry Tee, e o DJ Hell, detonador desse som no planeta, com seu selo Gigolo Records. E o DJ Hell está bem avonts de férias no Rio. Diz que até estava procurando uma casinha para alugar com uns amigos alemães. Ele tocou no Dama de Ferro no Réveillon e deu uma passada na noite da Miss Kittin (que o povo batizou de Miss Kitchen ou Miss Chicken). Há a vontade que ele toque no encerramento da Casa de Criadores, no dia 23, mas não há nada fechado ainda (por enquanto, o line-up da festa tem George Actv e André Juliani). Quem está no Rio pode conferir o Hell na quinta dia 30, numa festa no Jóquei Club. Ele acaba de lançar no Primeiro Mundo o disco "Electronicbody-housemusic", mixando industrial e electro. Diz que é incrível.
E você viu que as meninas do WIT (Whatever it Takes), as divas do electroclash, agora são uma dupla de novo (já chegaram a ser um trio). E no show de Berlim o público pôde vê-las cantando (ou dublando) com a Marrill Nisker, a Peaches em si. Tudo, não?

MODA BRASILEIRA
COMO ASSUNTO POPULAR
O diretor da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, recebeu a imprensa na manhã de ontem com um brunch no hotel Unique, para lançar a São Paulo Fashion Week do inverno 2003, que começa dia 27 de janeiro e que tem como novidade o patrocínio da Telesp Celular. "Queremos que o mercado interno cresça, que a nossa cultura de moda se torne um assunto popular", disse Paulo.
Entre os eventos que rolam paralelamente aos desfiles no prédio da Bienal está uma exposição com os uniformes do Comitê Olímpico Brasileiro criados por Alexandre Herchcovitch, a prévia da exposição de 40 anos de fotografia de Trípoli e a mostra de dez trabalhos do projeto Domice, em que três artistas radicados em Florença vão apresentar dez telas gigantes feitas a partir de fotos de passarela de Gisele, Adriana Lima, Fernanda Tavares, Isabelli Fontana, Lu Curtis, Ana Hickman, Mariana Weickert e Marina Dias. Os artistas criam suas obras a partir de imagens de moda.
"Será o olhar de pessoas do mundo sobre a estética brasileira", conceituou Paulo. Outra novidade é que o Ministério da Saúde fará o lançamento dentro da São Paulo Fashion Week de sua nova campanha contra a Aids, e quem escolhe a melhor peça publicitária são os fashionistas.


Colaboraram CAMILA YAHN e JACKSON ARAUJO, free-lances para a Folha

DJS DESCANSAM E SE CASAM NO BRASIL
E tem mais DJ de férias no Brasil. É o escocês Funk d'Avoid, que toca hoje no Manga Rosa. Ele está passando uma temporada aqui e aproveitou para casar com sua namorada baiana. Quando chegou a São Paulo, foi direto para a H.Stern comprar as alianças e se casou antes do Natal, em Salvador. Ele é tudo, vale a pena conferir. Já o sérvio Marko Nastic, que tocou sábado passado na Circuito, já pediu a autorização para se casar por aqui e vai voltar com a noiva quando a papelada sair. E por falar na circuito, o DJ Godfather, que tocaria amanhã na festa, não vem mais, e o evento foi adiado. Morreu o pai do DJ, coitado, e ele adiou sua data para 15 de fevereiro. E confira as datas futuras de Al Ferox por aqui: Camboriú, nesta quinta no Sodoma Club, e Rio, dia 25.

O NOVO MASSIVE
Enquanto isso, o planeta se prepara para "100th Window", o novo disco do Massive Attack, sombrio, atmosférico, denso, intenso, tudo.

na noite ilustrada...
O DJ Al Ferox, dono do selo tecno Kobayashi, toca nesta sexta na Technova, no clube Lov.e. Tem também o escocês Funk d'Void no Manga Rosa; os DJs Don KB e MZK na noite Jive; o carioca Mauricio Lopes no Massivo. Amanhã tem Erica Li e Eugenio Lima na black Soul Family no Urbano; o nosso Lúcio Ribeiro toca na noite de rock Sound, no DJ Club; Edu Corelli é o residente do sábados no Massivo; no Lov.e tem techno com Murphy, Paula e Alex S.; Pil Marques toca na noite Kat Club do Mood; Luca e Liana tocam na moderna noite electro no Xingu; a dupla britânica Layo&Buschwacka! toca no Sirena, em Maresias.


Texto Anterior: Justified
Próximo Texto: Cinema/Estréias - "O que elas querem": Produção perde piadas e cai no dramalhão
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.