UOL


São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA/ESTRÉIAS

"O QUE ELAS QUEREM"

Roteiro pouco original não sustenta comédia em torno das aventuras amorosas de três amigas

Produção perde piadas e cai no dramalhão

Divulgação
Andie MacDowell e Kenny Doughty em cena da comédia "O que Elas Querem", que estréia hoje


INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Talvez um trio de quarentonas correndo atrás de homens não seja um tema extremamente original. Talvez os produtores de "O que Elas Querem" não tenham sabido explorá-lo. Muito provavelmente o que aconteceu com este filme são as duas coisas juntas.
De início, existem três amigas a perigo: Kate (Andie MacDowell), uma diretora de escola, Molly (Anna Chancellor), uma médica, e Janine (Imelda Staunton), uma policial. Elas passam a vida contando suas desventuras umas às outras e disputando quem se deu pior nos últimos tempos.
Desde então, as coisas vão muito mal para o espectador, já às voltas com uma mise-en-scène molenga e impessoal. Mas estamos no cinema inglês, e as coisas sempre podem piorar.
Kate finalmente arranja um namorado: um ex-aluno, organista, que podia perfeitamente passar por seu filho, mas por quem ela se apaixona.
Esse amor é responsável pelo humor do filme, que se resume a dois ou três empregos de duplo sentido da palavra "órgão". Convenhamos, não é muito para sustentar uma comédia.
Mas não é garantido que o filme seja uma comédia. A partir daí, Molly se agita toda e dispõe-se a mostrar à amiga, usando de todos os estratagemas do mundo que ela está entrando numa fria.
Como isso rende poucas gags e como o diretor e roteirista John McKay desperdiça mesmo essas poucas, resta-lhe converter Molly numa megera, responsável pelas piores tragédias. E tragédias não faltarão.
Perdido entre ser uma comédia onde não se ri e um drama que logo escorrega para o dramalhão, "O que Elas Querem" nem ao menos desenvolve minimamente suas personagens.
Elas não têm existência própria. Existem apenas para que McKay possa empurrar sua trama com a barriga ao longo de infinitos 112 minutos.


O que Elas Querem
Crush
 
Direção: John McKay
Produção: Inglaterra/ Alemanha, 2001
Com: Andie MacDowell, Imelda Staunton e Kenny Doughty
Quando: a partir de hoje no Cineclube DirecTV 2



Texto Anterior: Erika Palomino
Próximo Texto: "Os Thornberrys - O filme": Animação reflete conflitos infantis sem esquecer o entretenimento
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.