São Paulo, domingo, 17 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Pixar Short Films Collection"

Coleção de curtas da Pixar mostra evolução da empresa

Treze desenhos e um documentário narram ascensão da gigante da animação

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Há duas maneiras de contar como um quinteto de nerds criou uma das mais inovadoras e poderosas empresas de animação do mundo, a Pixar, e ambas estão contidas no novo DVD que coleta os curtas da empresa.
"Pixar Short Films Collection" compila 13 animações de curta-metragem produzidas pela empresa entre 1984 (quando sequer existia formalmente, sendo parte da Lucasfilm, de George Lucas) e 2006, quando já era sinônimo de animação criada em computador. Assistindo aos filmes, acompanha-se a evolução da empresa paralelamente à evolução da tecnologia da computação.
A outra maneira de acompanhar a história -esta, mais teórica- é pelo breve, mas informativo documentário que está nos extras do DVD, onde o quinteto que fez a base da Pixar (John Lasseter, Eben Ostby, Ed Catmull, Alvy Ray Smith e William Reeves) é entrevistado.

Ambiente inóspito
As primeiras animações de computador eram meros exercícios dos criadores de software -na feliz comparação de John Lasseter, era como ir a um museu em que os quadros foram pintados por fabricantes de pincéis e tinta.
Foi justamente a entrada de Lasseter, animador profissional, que deu rumo ao grupo de computação da Lucasfilm.
Em 1984, ele faria o curta "The Adventures of André & Wally B.", de visual ainda primário -a computação gráfica nessa época era não apenas cara, mas lenta e limitada. Com a venda dessa parte da empresa de George Lucas a Steve Jobs, então recém-saído da Apple, em 1986, a Pixar ganhou seu nome, mas as animações continuaram sendo sua função secundária -seu negócio era vender computadores. Só que, como o documentário narra, o setor de animação "correspondia a 1% das despesas da empresa e a 99% de sua visibilidade".
Seguindo o mote "a arte desafia a tecnologia, a tecnologia inspira a arte", o grupo continuaria a puxar os limites da animação, até emplacar um contrato com a Disney para seu primeiro longa, "Toy Story" (1995). O resto é história.


PIXAR SHORT FILMS COLLECTION
Distribuidora:
Disney
Quanto: R$ 30, em média
Avaliação: bom


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Crítica/"Down by Law": Jarmusch expõe a América dos perdedores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.