São Paulo, domingo, 17 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nas lojas

Horror
O Hospedeiro
BONG JOO-HO
Distribuidora:
Swen; Quanto: só para locação;
Avaliação: ótimo
Um dos melhores exemplos da força do cinema coreano atual, "O Hospedeiro" se tornou um fenômeno de público na Coréia, onde foi visto por mais de 13 milhões de espectadores e ganhou prestígio internacional depois de ser exibido, com sucesso, na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2006. Ainda que o filme anterior de Bong Joo-ho ("Memórias de um Assassino", também disponível em DVD no Brasil) seja melhor, esse exercício em torno de um gênero popular -o filme de monstro- reafirma o talento do cineasta. O filme combina uma rica atmosfera de tensão e personagens centrais dotados de rara humanidade. Os efeitos especiais, essenciais para o sucesso do gênero, também não deixam nada a desejar. (PEDRO BUTCHER)

Comédia
Saneamento Básico, o Filme
JORGE FURTADO
Distribuidora:
Sony; Quanto: só para locação;
Avaliação: bom
A população de um vilarejo gaúcho exige o saneamento do córrego local. Mas a prefeitura só tem verba para fazer um filme. Uma comissão de moradores, liderada pelos casais vividos por Fernanda Torres/Wagner Moura e Camila Pitanga/Bruno Garcia, decide usar o dinheiro para fazer um filme barato e, com o restante, construir a obra sanitária. Paradoxalmente, esta comédia que trata dos meandros do fazer cinematográfico tem uma narrativa menos inventiva do que as obras anteriores de Jorge Furtado ("O Homem que Copiava" e "Meu Tio Matou um Cara"). Ainda assim, é um programão, reforçado nos extras por making of e cenas excluídas da edição final.
(JOSÉ GERALDO COUTO)

Animação
Coleção Snoopy - Vol. 2
CHARLES M. SCHULZ
Distribuidora:
Imagem Kids; Quanto: R$ 29,90, em média;
Avaliação: bom Este DVD reúne os curtas "É Mágica, Charlie Brown" e "Um Dia Você Vai Encontrá-la, Charlie Brown", ambos de 1981. No primeiro, Snoopy apronta das suas e, com a ajuda de um livro de mágicas, faz Charlie Brown desaparecer. Ele fica bem chateado no começo, mas depois consegue um feito inédito: chutar a bola de futebol americano de Lucy. Só isso já vale o episódio. No segundo, Minduim se apaixona e vive um périplo com Lino e seu inseparável cobertor para achar a tal garotinha. O final é símbolo da sina de Charlie Brown nas tirinhas. De ponto negativo, algumas traduções como a emblemática "Que puxa" de Charlie Brown, que virou "Puxa vida". Para os fãs, faz diferença. (LÚCIA VALENTIM RODRIGUES)

Drama
A Estrela Imaginária
GIANNI AMELIO
Distribuidora:
Swen; Quanto: só para locação;
Avaliação: bom
O italiano Gianni Amelio combina dois temas do cenário geopolítico, a globalização e a economia de mercado na China, em adaptação de romance de Ermanno Rea, inspirado em fatos verídicos. Sergio Castellitto ("Concorrência Desleal") faz o funcionário de metalúrgica italiana comprada por um grupo chinês e transferida para a China. Preocupado com o perigo representado por uma peça defeituosa, ele viaja até lá e, com a ajuda de uma jovem intérprete (Ling Tai), tenta encontrar as instalações. A simpatia do ator e os apuros de comunicação respondem pelos momentos de humor nessa abordagem européia do mesmo universo de transformações sobre o qual se debruça, de dentro, o chinês Jia Zhang-ke ("Em Busca da Vida"). (SÉRGIO RIZZO)

Drama
Lost Zweig - Os Últimos Dias de Stefan Zweig no Brasil
SYLVIO BACK
Distribuidora:
Europa; Quanto: só para locação
Avaliação: bom
O período final da vida do escritor austríaco Stefan Zweig e suas difíceis relações com a ditadura de Vargas são um tema feito sob medida para o cinema de Sylvio Back. O diretor, reconhecido por sua abordagem criativa de materiais históricos em seus documentários, retoma à forma da ficção, que há tempos não praticava. O resultado é um filme sóbrio, melancólico e politizado, que se distingue do gênero biopic porque lhe interessa menos a reconstituição histórica estrita e mais a percepção de um país e de uma época sob os olhos de um estrangeiro. (CÁSSIO STARLING CARLOS)

Drama
Amor e Obsessão
EMMANUELLE BERCOT
Distribuidora:
Swen; Quanto: só para locação;
Avaliação: ruim
Enquanto não chegam ao mercado brasileiro os filmes recentes de Olivier Assayas e André Techiné, entre outros nomes realmente relevantes do cinema francês, chega às locadoras "Amor e Obsessão", de Emmanuelle Bercot. Conta a história de Lucie (Isild Le Besco), jovem fã de uma estrela do pop francês, Lauren (Emmanuelle Seigner). Após uma "armação" televisiva, na qual tem um encontro traumático com a cantora, Lucie vai para Paris tentar se aproximar de Lauren. A história dos bastidores da vida de uma estrela, enfatizando a relação problemática entre ídolo e fã, é o foco central do longa, que tem um transcorrer que guarda algum interesse na boa atuação de Le Besco, mas que culmina em um final irregular e pouco atraente. (MARIO GIOIA)


Texto Anterior: Crítica/"Down by Law": Jarmusch expõe a América dos perdedores
Próximo Texto: Rede Globo estréia minissérie e novela das sete amanhã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.