São Paulo, terça, 17 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Padres e operárias estão na mira do diretor

da Equipe de Articulistas

Carlos Reichenbach nem começou a rodar "Dois Córregos" e já tem dois outros projetos engatilhados: "O Amigo Católico"' e "ABC - Clube Democrático".
O primeiro, um longa de baixo orçamento, deverá ser o primeiro filme em que o diretor trata de "religião e espiritualidade". "Será o meu 'Ordet' (referência ao clássico cristão de Carl Dreyer) e representará um aprofundamento de meu fascínio por Murilo Mendes", define Reichenbach.
O roteiro está pronto. Conta a história de três amigos: um cineasta ateu, um médico-poeta católico e um padre que se descobre médium. "Já escolhi até o elenco: Jonas Bloch será o cineasta, Enio Gonçalves, o médico, e Emilio De Biasi, o padre".
"ABC" é um projeto mais ambicioso: são cinco longas sobre operárias têxteis da região do ABC. A idéia do cineasta é fazer também uma versão em dez ou 12 episódios de 50 minutos para a TV.
"Cada filme será centrado numa mulher e terá um gênero diferente: melodrama social, musical, fantasia. Os filmes serão rodados simultaneamente, para aproveitar o mesmo cenário e o elenco, já que os personagens trafegam de uma história para a outra."
O diretor prevê quatro meses de filmagem num grande estúdio, possivelmente a Vera Cruz. "Se Zurlini é a referência para 'Dois Córregos' e Dreyer para 'O Amigo Católico', para "ABC' minha referência será Mizoguchi." (JGC)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.