São Paulo, terça, 17 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cena Pop/Discos


A Ilustrada traz lista dos CDs internacionais mais esperados de 98, como os do Nine Inch Nails, Hole e Sonic Youth


LÚCIO RIBEIRO
Editor-adjunto interino da Ilustrada

O recente lançamento do álbum ""Yield", última pérola da banda Pearl Jam, inaugurou o ano rock de 1998, que desde já se apronta para a chegada dos novos discos de bandas como Nine Inch Nails, Sonic Youth, Hole, Beastie Boys, Elastica, Filter, Tortoise, Pulp.
É uma expectativa voltada mais à produção roqueira americana, já que as principais bandas britânicas soltaram seus últimos trabalhos em 1997 (Prodigy, Radiohead, Oasis, Blur, Chemical Brothers...) e não dão pinta de entrarem em estúdio neste ano -a não ser o Blur, que lançará na Inglaterra um álbum de remixes.
Abaixo, a Ilustrada destaca alguns dos mais esperados lançamentos de 1998.

Nine Inch Nails
Toda a imprensa musical americana aposta que o esquisitão Trent Reznor tirará o álbum do ano de sua mente perturbada, quatro anos depois do último trabalho de canções novas do Nine Inch Nails.
""Downward Spiral" veio à luz em 1994 para guiar grupos como Tool e Marilyn Manson pelo sombrio caminho do som industrial do final do século.
Reznor continua misterioso: o nome do novo CD, ""The Fragile", é provisório, e o lançamento, marcado para abril, pode bem ser antecipado para esta semana ou adiado para novembro.
O líder do NIN saiu de sua reclusão em Nova Orleans, recentemente, para dizer que não mudou muito nestes últimos tempos. O que quer dizer que teremos mais um disco tratando de suicídios e outros temas escabrosos.

Sonic Youth
A veterana banda que no final dos 80 moldou o rock alternativo dos EUA junto com Pixies e Nirvana promete voltar com disco novo até o meio do ano. A grande banda nova-iorquina de guitar-noise está na fase final de ""Hits of Sunshine", que deve chegar no final de abril com a responsabilidade de suceder ""Washing Machine", de 1995, álbum que carrega a demolidora faixa ""The Diamond Sea".

Hole
Em meio a filmes, festas em Hollywood, capas de revistas de moda e muita polêmica por onde é vista, Courtney Love, a senhora Kurt Cobain, teve que encontrar um tempinho para finalizar o aguardado terceiro CD da banda, que não mete os instrumentos no estúdio desde ""Live Through This", de 1994.

Breeders
Projetos paralelos à parte, a guitarrista Kim Deal chamou de volta sua irmã, a guitarrista Kelley, e a baixista Josephine Wiggs, que haviam debandado, para fazer o segundo álbum das Breeders, grupo que em 1993 nos mostrou ""Last Splash" como álbum de estréia, nos abalou com os hits ""Cannonball" e ""Divine Hammer" e depois nos deixou na saudade até agora.

Elastica
Está previsto para outubro/novembro o lançamento do segundo CD da banda inglesa Elastica, de Justine Frischmann, que trocou de baterista, arregimentou um tecladista e promete um disco ""diferente" do protopunk ""Elastica", de 1995. Consta que a banda já tem 30 músicas gravadas. Mas vamos ter que esperar até o fim do ano.
Confira abaixo outros dos mais esperados CDs de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.