São Paulo, terça, 17 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pearl Jam encerra passagem no rock com "Yield'

da Redação

Não deve ser fácil carregar o ônus de ser a última grande banda viva da chamada cena de Seattle. Muito menos manter o perfil sonoro caminhando sob o muro que separa as hoje datadas referências grunge do som industrial (voltado à eletrônica), o que de mais substancial se faz com a guitarra nos EUA atualmente.
Tingido pelas cores cinzentas deste panorama, o Pearl Jam encara agora o quinto álbum de sua carreira, iniciada em 1991 com ""Ten", que vendeu 15 milhões de cópias, até talvez o melhor deles, ""No Code", de 96, o CD que bateu no 1,5 milhão nas vendas e que, dizem, tornou a banda mais acessível, porém menos popular.
Esse ""Yield" segue a toada intimista de ""No Code". Quando faz rock, o Pearl Jam remete ao que já foi feito pela velha turma como Mudhoney (""Brain of J."), Nirvana (""Do the Evolution") e até pelo próprio Pearl Jam (""MFC").
Mas é nas baladas que Eddie Vedder ainda mostra que mantém sua luz de rock star. Já um veterano da cena, Vedder passa agora uma maior sinceridade quando canta sobre coisas que têm molestado sua alma.
O tormento do cantor está estampado desde a capa do CD (uma auto-estrada vazia com uma placa mandando deixar a passagem livre) até a bela ""No Way", onde Vedder grita: ""Pare de querer ser diferente". Ele segue: ""Tempos difíceis, sozinho num corredor, esperando..." (""Given to Fly").
Com ""Yield", parece que o Pearl Jam completa sua passagem como banda pela história do rock desta década. Mesmo o CD sendo excelente peça, o grupo aponta que já não há mais o que fazer, a não ser se repetir, repetir e repetir. A capa da placa que pede para deixar a estrada livre sugere o fim da banda.

Disco: Yield Banda: Pearl Jam Lançamento: Sony Quanto: R$ 20, em média


Leia mais sobre o Pearl Jam em http://www.geocities.com/SunsetStrip/Backstage/1537/index.html



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.