São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GASTRONOMIA
O sabor da Internet na era da e-cozinha

ROGÉRIO EDUARDO ALVES
da Redação

Falar que o computador invadiu os lares já virou um grande clichê. Que a cozinha ficou moderna já é informação dos tempos do microondas. A novidade está na criação e proliferação de sites e portais de gastronomia na Internet. Melhor dizendo, de gastronomia e culinária.
Sim. Porque há aqueles que se utilizam da rede para pesquisar assuntos da alta gastronomia, assim como há os que, cansados do velho e surrado caderninho de receitas, buscam soluções para o dia-a-dia na tela do computador.
E muitas são as novidades, para todas as necessidades e gostos.
Entre os portais -que permitem acessar e procurar informações por toda a Internet, além de ter um conteúdo próprio-, a novidade fica com o www.basilico.com.br, que será inaugurado no início do mês que vem.
"O portal tem como objetivo dar uma visão de conjunto da gastronomia", explica Josimar Melo, colunista da Folha e um dos sócios do Basilico, referindo-se à fragmentação dos sites gastronômicos da Internet, geralmente calcados na figura dos chefs.
"O Basilico será o Yahoo! da gastronomia", compara Heloiza Leme, uma das diretoras do portal, lembrando da agilidade que o site americano proporcionou aos usuários da Internet.
Além de ser "hospedeiro" de diversos sites de gastronomia, o Basilico contará com receitas inéditas, preparadas especialmente por chefs conceituados como Alex Atala e Sérgio Arno, guias de restaurantes, notícias, instrumentos de busca e uma área dedicada ao comércio virtual.
Entre os portais, ou sites com espírito de portal, está o www.brchef.com.br.
Comandado pelo chef suíço Sidney Comtesse, 31, um dos proprietários, o Brchef já está no ar há nove meses.
Voltado aos interessados nas questões da alta gastronomia, um dos diferenciais do site está na seção Grandes Chefs. Nela, é apresentado o perfil de um chef e seu restaurante, acompanhado de sugestões de receita.
Outra seção muito procurada é a de vinhos, que possui desde um guia de vinhos e combinações da bebida com pratos até informações sobre regiões vinícolas ao redor do mundo.
Particularmente interessante é a parte dedicada à cozinha brasileira. Clicando no mapa do Brasil, pode-se ter acesso às peculiaridades gastronômicas de cada região, acompanhadas de receitas.
Mas, como na maioria dos sites gastronômicos, a área dedicada às receitas é a mais procurada pelos internautas. A diferença é que, no Brchef, só são publicadas aquelas testadas pelos chefs.
Mais informal promete ser o site que está sendo preparado por Rita Lobo, o www.panelinha.com.br, que deve ser inaugurado dia 25 próximo.
Uma das seções, a Provamos e Aprovamos, será dedicada a receitas, "um banco de dados", diz Rita. Separadamente estarão as receitas enviadas pelos visitantes que, se aprovadas, podem até passar para o banco, com direito a fotografia e formato de cartão-postal para enviar aos amigos.
Outra seção será dedicada a menus especiais, sugestões de pratos para diferentes ocasiões, além de dicas bastante curiosas. Por exemplo, como preparar um jantar para a sogra ou como não ficar cheirando gordura.
Para os novatos da culinária, Rita promete uma seção passo a passo em que vai ser preciso fazer "muito esforço para errar", uma vez que a receita começa em como acender o fogão.
Já o www.cybercook.com.br, no ar desde 97, tem uma vocação de "caderninho de receitas". São cerca de 4.300 receitas, das quais 75% enviadas por usuários.
Para acompanhar o clima descontraído da "cozinha de casa", como diz Alexandre Canatella, diretor-geral, o site possui até uma área dedicada ao humor, na qual os visitantes podem deixar suas piadas, curiosidades e até dicas de beleza, além das de comida, claro.
Dessa vertente culinária faz parte o site www.gastronomia.com.br, comandado pelo chef Luiz Cintra.
Com dois programas na televisão, um no canal 21 e outro na Rede Bandeirantes, Cintra faz de seu espaço na rede um banco de dados para os telespectadores e para os que "não conseguem assistir ao programa".
Em seu site, que ainda pode ser acessado por meio de www.luizcintra.com.br, estão as receitas apresentadas no dia na TV, assim como todas as anteriores.
Na seção Cooking School, o visitante pode começar a se familiarizar com termos utilizados na culinária, desde nomes de produtos, passando por ingredientes, até utensílios de cozinha.
Funcionando como "utilidade pública", Cintra recebe de 60 a 70 e-mails por dia, e são apenas seis meses de existência.
Nesse meio eletrônico, a que a gastronomia vai, aos poucos, se entregando, muitos são os que possuem planos de entrar. Exemplo desses é o jornalista, repórter de comida e escritor Saul Galvão.
Mesmo sendo um "jejuno em informática", ele tem planos de criar um site dedicado a vinhos e comida. Sua receita: "Fazer para o leitor o que ele possa usar".


Colaborou Cristiana Couto, especial para a Folha

Texto Anterior: EUA - "Missão Marte": Brian De Palma está perdido no espaço
Próximo Texto: Veja o que prometem e oferecem alguns sites de gastronomia
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.