São Paulo, segunda, 17 de março de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Histórias da "Rainha do Rock"

O roqueiro Little Richard foi um dos músicos mais influentes da história do rock. A lista de artistas que incorporou parte do seu estilo inclui Prince, Deep Purple, Rolling Stones, James Brown, Elton John e Michael Jackson.

Diz a lenda que David Bowie resolveu comprar um saxofone e virar músico depois que ouviu Little Richard. E a primeira canção cantada em público por Paul McCartney foi "Long Tall Sally".

Na década de 50, o cantor apareceu em alguns filmes de baixo orçamento que retratavam o início da febre do rock. Como "The Girl Can't Help It" (1956), em que ele contracenava com Jayne Mansfield e seus 130 cm de busto.

A primeira conversão de Little Richard à religião aconteceu em 1958, no auge do sucesso. Ele estava em uma turnê na Austrália quando viu Deus. Ou melhor, tocava em um estádio em Sydney quando conta ter visto o foguete Sputnik, que a URSS lançou ao espaço, passar por cima de sua cabeça. Desistiu do resto dos shows.
Dias depois, o avião que tinha sido usado na turnê desapareceu no oceano Pacífico. Ele interpretou como um sinal divino, largou o piano, abraçou a "Bíblia" e virou pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Quando decidiu voltar aos palcos, em 1962, Little Richard fez uma turnê pela Inglaterra. Um dos grupos encarregados de fazer o show de abertura foi os Beatles, desconhecidos à época. Little Richard encontrou o grupo pouco depois em Hamburgo, na Alemanha, onde pagou jantares para eles, que estavam duros, e ensinou Paul McCartney a imitar o seu famoso gritinho em falsete. Ele implicava com John Lennon, "acusado" de peidar na frente de todo mundo.

Um dos guitarristas que tocou com ele, nos anos 60, foi um tal de Maurice James, que se impressionara com o jeito de Little Richard cantar, as roupas espalhafatosas e a fita que ele usava na cabeça. Maurice James acabou copiando até o bigodinho que Little Richard deixara crescer para esconder uma cicatriz nos lábios. O guitarrista, que acabou demitido porque sempre se atrasava, mudou seu nome artístico logo depois para Jimi Hendrix.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã