São Paulo, sexta, 17 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONCERTO
Cohen toca Rachmaninov

IRINEU FRANCO PERPÉTUO
especial para a Folha

Comemorando os 50 anos de idade, o pianista carioca radicado em Londres, Arnaldo Cohen, está fazendo duas apresentações em São Paulo. Hoje, às 21h, ele é o solista do "Concerto nš 4", em sol menor, de Rachmaninov, com a Orquestra Sinfônica Municipal, regida por Sílvio Barbato.
Dia 23, também às 21h, ele faz a primeira récita aberta ao público do Teatro Alfa Real. Com a American Symphony Orchestra, sob regência de Leo Botstein, Cohen interpreta o "Concerto nš 5", ou "Imperador", de Beethoven.
Além disso, o canal de TV por assinatura Bravo Brasil, da TVA, estará exibindo um especial sobre o pianista entre os dias 26 e 29.
Cohen recorre aos números para explicar sua opção pelo menos popular dos concertos de Rachmaninov.
"É uma obra meio cabalística para mim. Em 1968, ganhei dois concursos de piano, no Rio e São Paulo, tocando exatamente o Quarto de Rachmaninov. Depois, fiquei 15 anos sem tocá-lo, até uma apresentação na Holanda, em 1983. E agora, como se passaram 15 anos de novo e eu estou comemorando meus 50, resolvi retomá-lo."
Conhecido por sua aversão a gravações, Cohen lançou dois CDs no ano passado: um com obras de Schumann e Brahms, pela Vox, e outro totalmente dedicado a Liszt, pela Naxos, que ficou durante várias semanas como um dos CDs clássicos mais vendidos no Reino Unido.
Em votação feita entre os 300 mil leitores da revista inglesa Classic CD, em abril, o disco de Cohen recebeu o título de "Best Buy" (melhor compra).
"Ter como produtor Paul Myers, um veterano que trabalhou com astros do porte de Georg Solti e Glenn Gould, foi condição primordial para que eu aceitasse a proposta da Naxos", afirma o pianista.

Concerto: Arnaldo Cohen (piano) e Orquestra Sinfônica Municipal (Silvio Barbato, regente)
Quando: hoje, às 21h
Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nš, tel. 222-8698)
Quanto: R$ 2 a R$ 8



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.