São Paulo, Sábado, 17 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

O PRÍNCIPE DE BAGDÁ
Record, 10h. (The Veils of Bagdad). EUA, 1954, 82 min. Direção: George Sherman. Com Victor Mature, Virginia Field, Mari Blanchard. Fantasia oriental padrão, com o galã-mór dos épicos, Victor Mature, opondo-se aos poderosos de plantão. O gênero é superado, mas essa não é das piores produções nessa linha.

JORNADA MORTAL
Bandeirantes, 13h.
(Forced to Kill). EUA, 1994, 92 min. Direção: Russell Solberg. Com Corey Michael Eubanks, Michael Ironside, Rance Howard. Estranha família rapta um homem e força-o a participar de um torneio de lutas ilegais. Inútil apelar à polícia: quem organiza as lutas é um xerife. As opções são: encarar a pancadaria ou mudar de canal.

NINJA DO DESERTO
SBT, 14h.
(Desert Hawk). EUA, 1992, 85 min. Direção: Isaac Florentine. Com John Haymmes Newton, Judie Aronson. Depois de matar um adversário, durante luta de kickboxe, ex-policial retira-se para o deserto, onde curte seu sentimento de culpa e trata de se estabelecer como justiceiro. Coragem, gente.

AS JÓIAS DA FAMÍLIA
SBT, 15h40.
(Bejewelled). EUA, 1991, 93 min. Direção: Terry Marcel. Com Emma Samms, Denis Lawson, Jean Marsh. Garota que leva as jóias de sua família para exposição em Londres é roubada logo ao chegar na Inglaterra. Por sorte, ela havia conhecido, durante a viagem, um detetive e seus dois filhos infernais. Eles lhe darão uma força na hora difícil.

GREYSTOKE, A LENDA DE TARZÃ
Globo, 15h50.
(Greystoke). EUA, 1984, 132 min. Direção: Hugh Hudson. Com Christopher Lambert, Ralph Richardson, Ian Holm. Um Tarzã "a sério". Ao menos esse é o marketing. A rigor, o encontro de dois talentos mais que limitados: o diretor Hudson e o ator Lambert.

O BARCO, INFERNO NO MAR
Bandeirantes, 22h.
(Das Boot). Alemanha, 1982, 149 min. Direção: Wolfgang Petersen. Com Jurgen Prochnow, Herbert Gronemeyer. Aventuras, problemas e lutas de um submarino alemão, durante a Segunda Guerra, tendo como centro o olhar de um correspondente de guerra (Gronemeyer). O aspecto documental é um ponto forte desse filme de Petersen.

KICKBOXER: COMBATE DECISIVO
Record, 22h.
(To Be the Best). EUA, 1992, 95 min. Direção: Joseph Merhi. Com Martin Kove, Michael Worth. Grupo de kickboxers enfrenta gângsteres que pretendem fraudar o campeonato mundial de kickboxe.

OLHO POR OLHO
Globo, 22h30.
(Eye for an Eye). EUA, 1996. Direção: John Schlesinger. Com Sally Field, Kiefer Sutherland e Joe Mantegna. Dona-de-casa não se conforma com o fato de o psicopata que estuprou e matou sua filha estar livre após ter sido absolvido. Revoltada, persegue o sujeito e decide fazer justiça com as próprias mãos.

CENAS DE PRAIA
Cultura, 22h30.
(A Scene at the Sea). EUA, 1991, 101 min. Direção: Takeshi Kitano. Com Kurodo Maki, Hiroko Oshima, Sabu Kawahara. Num mundo de jovens surfistas, um lixeiro encontra uma prancha quebrada no lixo e decide, com ela, pegar umas ondas. Kitano observa o Japão dos jovens dos anos 90 em um filme anterior à sua consagração internacional. A ver, sem dúvida, porque Kitano é um talento invulgar. Legendado.

ALMAS GÊMEAS
Bandeirantes, 0h.
(Heavenly Creatures). Nova Zelândia, 1994, 110 min. Direção: Peter Jackson. Com Melanie Lynskey, Kate Winslet, Sarah Peirse. Duas garotas combatem o mundo exterior criando e desenvolvendo fantasias comuns. Quando a mãe de uma delas decide separá-las, elas decidem vingar-se de todos que se opõem a sua amizade. A ação se passa em 1954 e ganhou o prêmio de melhor direção no Festival de Veneza, com o cinema neozelandês dando poéticos sinais de vida. De quebra, há Kate Winslet, atriz indicada ao Oscar por "Titanic".

O DOSSIÊ PELICANO
Globo, 0h20.
(The Pelican Brief). EUA, 1993, 141 min. Direção: Alan J. Pakula. Com Julia Roberts, Denzel Washington, Sam Shepard. Estudante de direito (Roberts) prepara dossiê sobre a morte de dois juízes da Suprema Corte. Ato contínuo, passa a ser perseguida. Só Denzel Washington tenta ajudá-la. Adaptação de romance de John Grisham. Com Grisham já se fez do melhor ("A Câmara") ao banal. Mas sempre há um brio, um ânimo. O diretor Pakula introduz ao subgênero aventura de advogado um desânimo e um espírito burocráticos que -à parte o roteiro confuso- tornam o filme insustentável.

WARLOCK 2
SBT, 2h11.
(Warlock - The Armageddon). EUA, 1993, 97 min. Direção: Anthony Hickox. Com Julian Sands, Chris Young. A questão é em linhas gerais a mesma do filme anterior: demônio tenta juntar umas tantas peças e formar o quebra-cabeça que abrirá as portas do inferno.

LIGAÇÕES COM O DESEJO
Bandeirantes, 2h30.
(Virtual Desire). EUA, 1995, 94 min. Direção: Noble Henri. Com Julie Strain, Michael Meyer. A partir de um serviço telefônico por computador, homem começa a ter casos extraconjugais. A coisa esquenta quando sua mulher é morta e ele se torna o principal suspeito. Uma mensagem encontrada na memória de seu computador, no entanto, pode salvá-lo. Quem dá o tom é Julie Strain, a rainha dos filmes "Z" nos anos 90.

O PISTOLEIRO SEM DESTINO
SBT, 4h.
(The Hired Hand). EUA, 1971, 85 min. Direção: Peter Fonda. Com Peter Fonda, Warren Oates, Verna Bloom. Caubói abandona seu companheiro de anos e anos de cavalgadas para reencontrar a mulher. Mas, quando o ex-companheiro é feito prisioneiro, ele volta para resgatá-lo. Depois do triunfo contestador de "Sem Destino" (Easy Rider), Fonda volta ao registro, agora transferindo-o ao Velho Oeste. E, infelizmente, sem os mesmos resultados. O filme será exibido só para a cidade de São Paulo e redondezas.


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: A tensão aumenta sempre na Terra
Próximo Texto: Hoje é dia de circo
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.