São Paulo, quinta-feira, 17 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTIVAL

Programação trará os compositores Philip Glass e Goran Bregovic e um "Hamlet" da Lituânia em cenário sobre gelo

Porto Alegre assume tônica dissonante

VALMIR SANTOS
ENVIADO ESPECIAL A PORTO ALEGRE

Os compositores Goran Bregovic (bósnio) e Philip Glass (americano) puxam a lista de atrações e expõem a tônica dissonante da oitava edição do Porto Alegre em Cena, de 16 a 30 de setembro.
Anunciada anteontem, a programação confirma uma transcendência cada vez maior ao território do teatro. Além da música de ponta de Bregovic e Glass, o festival traz, na dança, a coreógrafa alemã Sasha Waltz, co-diretora artística do teatro Schaubühne, em Berlim.
Entre as 32 peças da grade (restam a confirmação de mais 15 espetáculos de rua), chama atenção ainda um "Hamlet" da Lituânia, com o grupo Meno Fortas, dirigido por Eimuntas Nekrosius. Tudo se passa sobre cenário à base de gelo. O papel da tragédia de Shakespeare é interpretado pelo astro de rock lituano Andrius Mamontavas. É deixa também para uma analogia com o "Hamlet" da dupla Diogo Vilela-Marcus Alvisi, em cartaz no Rio e confirmado na programação.
O diretor do Porto Alegre em Cena, Luciano Alabarse, 47, se diz surpreso com o fato de atrações internacionais desse naipe cumprirem agenda somente na capital gaúcha. "É mais fácil fazer parceria para baixo do que para cima", afirma, citando a dobradinha que estabelece com o Festival Internacional de Teatro de Buenos Aires.
Em tempo: Bregovic, autor de trilhas para filmes do conterrâneo Emir Kusturica ("Underground"), apresentou-se em São Paulo na última edição do Festival Internacional de Artes Cênicas (Fiac), em 1999, e volta com "Concerto para Casamentos e Funerais", evocando rituais em que se canta, dança e toca, como os povos ciganos do Leste Europeu.
Já o minimalista Glass traz "Drácula - Philip on Film", concerto multimídia no qual celebra 25 anos de composições para cinema. Segundo o músico, trata-se de um registro de teatro-ópera sobre o clássico "Drácula" (1931), de Tod Browning, protagonizado por Bela Lugosi.
Apesar de ampliar o filão estrangeiro, o festival não abandona o eixo regional do Mercosul, como fez desde a primeira edição. Estão confirmadas seis montagens uruguaias (entre elas, "Saludenló", com texto e direção de Adriana Lagomarsino) e quatro argentinas (em "Cuerpos Abanderados", a autora e diretora Beatriz Catani coloca três mulheres em cena, um homem-objeto como cadáver e um rato).
A participação brasileira soma 14 peças, só uma delas como estréia: "Ricardo 3º", de Shakespeare, produção paulista dirigida por Roberto Lage. Há encenadores que despontaram na cena paulista no final dos 90, como Sérgio Ferrara, que leva duas montagens ("Abajur Lilás", de Plínio Marcos, e "Pobre Super-Homem", de Brad Fraser), Cibele Forjaz ("Toda Nudez Será Castigada", de Nelson Rodrigues) e Mário Bortolotto ("Nossa Vida Não Vale um Chevrolet", do próprio).
O grupo mineiro Galpão encena sua montagem mais recente, "Um Trem Chamado Desejo". Brasília ganha espaço com "Álbum Wilde", dirigida por Hugo Rodas. O teatro de bonecos é representado pelo grupo Sobrevento, do Rio, com "Sangue Bom", dirigido por Miguel Vellinho.
Duas peças vêm da "vitrine" Fringe, a mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba: o monólogo baiano "Francisco", dirigido por Nadja Turenko, e a comédia carioca "Barbara Não lhe Adora", por Henrique Tavares.
O festival ocupará 14 espaços da cidade e, estima a organização, atrairá cerca de 100 mil espectadores. O orçamento é de R$ 1,7 milhão (R$ 460 mil da prefeitura mais patrocínio da Petrobras, Nokia e CRT Brasil Telecom).
Os ingressos também podem ser comprados pela internet. Informações no site www.portoale gre.rs.gov.br/poaemcena.


O jornalista Valmir Santos viajou a convite da organização do festival


Texto Anterior: Artes plásticas: Guignard mantém "fôlego" em leilão
Próximo Texto: Panorâmica - Sala São Paulo: Cegos terão ingressos gratuitos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.