São Paulo, sexta-feira, 17 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

As Cobras Atacam
SBT, 14h.

(Silent Predators). EUA, 1999. Direção: Noel Nosseck. Com Harry Hamlin, Shannon Sturges. Pequena cidade é atacada por cobras venenosíssimas. Como de costume, o culpado é um empreiteiro, cujas obras despertaram as ditas cujas de longa letargia. Produção feita para TV, claro.

O Guerreiro Americano 3
Globo, 15h35.

(American Ninja 3 - Blood Hunt). EUA, 1989, 90 min. Direção: Cedric Sundstrorm. Com David Bradley, Steven James. Terceiro filme da série, com mais especialistas norte-americanos em artes marciais, agora enfrentando os malvados de uma ilha caribenha (leia-se: Cuba). O filme vai só para São Paulo. O restante da rede fica com "Shiloh - O Melhor Amigo" (EUA, 1997, 93 min. Direção: Dale Rosenbloom. Com Michael Moriarty, Scott Wilson, Blake Heron, Rod Steiger).

Inocentes Pecadores
Bandeirantes, 22h.

(This Is the Sea). Irlanda, 1997, 104 min. Direção: Mary McGuckian. Com Samantha Morton, Ross McDade, Richard Harris, Gabriel Byrne. Espécie de "Romeu e Julieta" ambientado na Irlanda do Norte, logo após o cessar-fogo nas hostilidades envolvendo britânicos, pró-britânicos e separatistas. Hazel (Morton) é a garota protestante que inicia romance com o católico Malachy (McDade). Ambas as famílias estão engajadas com as facções inimigas, o que afetará o namoro.

As Parceiras
Bandeirantes,1h30.

(Personal Best). EUA, 1983, 128 min. Direção: Robert Towne. Com Mariel Hemingway, Scott Glenn, Patrice Donnelly. Atleta olímpica, Mariel tem de se empenhar nos treinamentos, ao mesmo tempo em que divide seus afetos entre duas pessoas, sendo uma delas uma colega/rival de competição. Dirigido por Towne, que tem carreira mais gloriosa como roteirista. A não descartar, de todo modo.

Babylon 5 - Thirdspace
SBT, 1h50.

(Babylon 5 - Thirdspace). EUA, 1998. Direção: Jesus Salvador Trevino. Com Bruce Boxleitner, Claudia Christian. Onde os tripulantes da nave Babylon 5 descobrem estranho arfetato, capaz de levá-los a outra dimensão. Ficção científica ambientada no século 23.

Intercine
Globo, 2h30.

Encerra a semana o eleito pelos telespectadores-votantes entre "O Mistério de Candyman" (EUA, 1992, de Bernard Rose, com Virginia Madsen, Tony Todd, Vanessa Williams) e "48 Horas - Parte 2" (EUA, 1990, de Walter Hill, com Eddie Murphy, Nick Nolte, Brion James).

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Irmãos Taviani no Eurochannel

Em "Bom Dia Babilônia" (Eurochannel, 15h), os irmãos Taviani (Paolo e Vittorio) recuam aos anos 1910, quando D.W. Griffith realiza seu grande épico "Intolerância".
Os Taviani narram, na verdade, a história de artesãos italianos encarregados de construir os elefantes, ou algo assim, do cenário da parte referente à Babilônia. A grandeza desse pequeno trabalho dá a medida da extensão de empenho e arte investidos na obra de Griffith. De passagem, traça uma ponte entre velho e novo continente, entre a tradição européia e a renovação do mundo levada a efeito na América.
Ainda hoje, vale prestar atenção na comédia dramática "Bom Dia, França" (Telecine Happy, 21h45), de Manuel Poirier. (INÁCIO ARAUJO)

MEMÓRIA

Nelson Cavaquinho canta em especial do Cultura e Arte
O sambista Nelson Cavaquinho e seu parceiro Guilherme Brito cantam juntos no "MPB Especial" (TV Cultura e Arte, 22h). No programa, Cavaquinho fala da vida sofrida de sua família, de músicas que marcaram sua carreira, como "Folhas Secas" e "Palhaços", e cita os grandes intérpretes de suas canções.

HIP HOP

Movimento está na tela do Futura
O "Brava Gente Brasileira" (Canal Futura, 22h) fala do movimento hip hop, que está presente em todo o país. O programa mostra a música de contestação social feita por moradores das periferias e a atuação nas comunidades. Em São Paulo, um dos grupos trabalha com jovens no combate às drogas e à violência.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Exclusivo! Rubinho vira vice do Serra!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.