São Paulo, sexta-feira, 17 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUÍDO

Eldorado estaria destruindo 200 mil CDs

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

A gravadora/distribuidora Eldorado, que acaba de selar acordo de distribuição com a Sony, estaria prestes a destruir 200 mil CDs de seu arquivo, segundo denuncia Chico Esperança, um dos artistas que teriam seu trabalho transformado em pó.
"Fui à gravadora pegar uns CDs, e eles não quiseram me dar. Disseram que vão destruir 200 mil cópias de títulos pelos quais a Sony não se interessou", conta o músico.
Chico salvou um lote de 364 CDs comprando-os da distribuidora por R$ 1,50 cada, mas diz que os artistas não foram comunicados da possibilidade de compra para fazer o mesmo.
"Sugeri que eles revendessem para loja ou doassem para alguma instituição, mas disseram que não podiam, porque teriam que pagar direito autoral para os artistas", continua.
A Folha procurou o diretor da Eldorado, João Lara Mesquita, que não quis falar e mandou o seguinte recado: "Isso não tem nenhuma procedência, é um equívoco". Mas não quis detalhar qual seria o equívoco.

O NÃO-LANÇAMENTO

Rogério Duprat é tema de tributo em São Paulo, Gilberto Gil canta Bob Marley... Pois em 1969 ambos estavam juntos na trilha sonora do filme "Brasil Ano 2000", de Walter Lima Jr., em travessuras às vezes instrumentais, outras cantadas por Gal Costa ("Canção da Moça", "Homem de Neanderthal", "Show de Me Esqueci" e "Não Identificado", de Caetano). É a tropicália lado B, infamemente mantida inédita em CD por essa caverna de Ali Babá que é a Universal (tels. 0/xx/11/3889-5800 e 0/ xx/11/3389-7714).

EMBANANADOS

O rapper Xis não consegue capitalizar a passagem pela já esquecida "Casa dos Artistas 2". Seu "Xis Apresenta Hip Hop SP" foi às lojas com preços bem maiores que os R$ 12,90 prometidos e nem chegou ainda às bancas. A promessa agora é que chega amanhã.

TRAMA DE PERIFERIA

A Prefeitura de São Paulo e a Trama vão se unir no projeto "Escola de Rap", que prevê workshops de cultura hip hop dados a crianças por artistas da gravadora. A idéia é ativar escolas particulares e, principalmente, de periferia nos sábados e domingos do período de férias escolares. Rappin" Hood e rappers do Possemente Zulu e do Potencial 3 estão na jogada.

PICA-PAU

Integrante histórico do Jongo Trio, o contrabaixista Sabá, 75, reclama da omissão da parceria do conjunto com Elis Regina e Jair Rodrigues, no show "Dois na Bossa", em reportagem sobre o produtor Walter "Pica-Pau" Silva, publicada na Ilustrada. "Em 66, Walter Silva nos pagou pela participação no show com um cheque que voltou. Até hoje não pagou. A Philips, agora Universal, não prestou contas até hoje", lamenta.

OUTRO TRIO

E Luiz Eça (1936-92), mentor do Tamba Trio, outro dos conjuntos fundamentais da bossa nova, ganha justiça tardia (e breve). O show-homenagem que acontece na terça, no Centro Cultural Banco do Brasil, contará com a participação de outro dos históricos integrantes do Tamba, Bebeto.

psanches@folhasp.com.br



Texto Anterior: Música/Lançamentos - "MTV Unplugged Nš 2.0": Lauryn Hill lança disco ao vivo de (auto) protesto
Próximo Texto: Outros lançamentos Uma caixa de cólera
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.