São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA

Série desperdiça chance de explicar o país

DA REPORTAGEM LOCAL

De um documentário histórico, sobretudo quando o período de que trata são as últimas décadas do século 20, se espera, no mínimo, que seja apoiado por registros de imagens de época que, de alguma forma, nos indicam que o passado realmente aconteceu. Desprezá-las em detrimento de longos e, às vezes, anacrônicos depoimentos é o grande defeito de "Histórias do Poder", série sobre política brasileira que passa a ser exibido hoje, em cinco episódios.
A reportagem é do jornalista Florestan Fernandes Jr., com consultoria da professora da USP Maria Aparecida de Aquino e do jornalista Alberto Dines. A direção, de Max Alvim e Nelma Salomão.
O primeiro episódio, dedicado principalmente ao período da campanha pelas Diretas-Já e o início da democratização é o mais interessante, pois expõe bastidores das eleições indiretas e da consolidação dos principais partidos.
É nítida a preocupação de colher entrevistas de diferentes personagens. Há políticos de diversas filiações ideológicas e partidárias, militares, membros da Igreja, artistas, intelectuais, ainda que a opinião dos consultores fique clara como o fio condutor da série.
O fato de a maioria dos testemunhos terem sido gravados em 2000 torna o documentário datado. Por outro lado, é curioso ver cenas como a do então pré-candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva falando com ênfase e olhar firme para a câmera (como há tempos já não vemos) sobre como a sociedade deveria reagir frente à corrupção. "Não adianta ficar falando que todo mundo é ladrão", diz. "Ou nós, na hora em que a coisa começar a ficar do jeito que está, com todo mundo envolvido com corrupção, assumimos a responsabilidade de que só nós podemos mudar ou, definitivamente, não tem jeito no Brasil".
Não é o melhor dos documentários sobre nosso passado recente, mas, pelo menos, refresca a memória e dialoga, às vezes de forma irônica, com o presente. (SYLVIA COLOMBO)
Histórias do Poder
Quando: hoje, às 23h30, no SescTV

Texto Anterior: Teatro: Peças "off" ganham novo palco em SP
Próximo Texto: Uma amizade no tempo de Allende
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.