São Paulo, Segunda-feira, 17 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

UM LUGAR PARA CHAMAR DE LAR
Bandeirantes, 13h.
(A Place to Call Ho
me). EUA, 1987, 94 min. Direção: Russ Mayberry. Com Linda Lavin, Lane Smith. Matriarca texana decide se mudar para a Austrália, carregando a tiracolo seus 11 filhos. Se não fosse mãe, a personagem poderia atrair as feministas de plantão. Avaliação:


O SOMBRA
SBT, 13h50.
(The Shadow). EUA, 1994, 107 min. Direção: Russell Mulcahy. Com Alec Baldwin, John Lone, Penelope Ann Miller. Na melhor tradição de "Highlander", Mulcahy faz estilo e arruina o personagem, que um dia foi célebre no rádio. Nos anos 30, o Sombra chegou a ser interpretado por Orson Welles. Aqui, sobrou para Alec Baldwin. Dá idéia da decadência do herói que, aqui, usará seus poderes mentais para enfrentar um perverso descendente de Gengis Khan disposto a dominar o mundo. Avaliação:


TUDO POR AMOR
Globo, 15h10.
(Dying Young). EUA, 1991, 111 min. Direção: Joel Schumacher. Com Julia Roberts, Campbell Scott. A enfermeira Julia Roberts vai cuidar de Campbell Scott, jovem, belo, milionário e com leucemia. Tentativa de reviver o tipo consagrado por Roberts em " Uma Linda Mulher" (boa samaritana boa de cama), agora em outro clichê feminino (a enfermeira protetora). O filme é um prato cheio para quem gosta de chorar em frente à TV. Avaliação:


A TENTAÇÃO
CNT/Gazeta, 21h30.
(Treacherous). EUA, 1993, 90 min. Direção: Kevin Brodie. Com C. Thomas Howell, Adam Baldwin, Tia Carrere. Dois amigos, pilotos de corrida, investem suas economias em um hotel, depois que um deles sofre sério acidente. Só aí descobrirão que hotéis podem ser mais perigosos do que carros de corrida. Avaliação:


O SARGENTO TRAPALHÃO
Globo, 22h.
(Sgt. Bilko). EUA, 1996. Direção: Jonathan Lynn. Com Steve Martin, Dan Aykroyd, Phil Hartman. O sargento Bilko é um especialista em fazer negócios não necessariamente muito corretos em sua unidade, no Kansas. Seus problemas começam com a chegada do coronel Aykroyd, velho desafeto, disposto a encerrar sua carreira militar. Os atores valorizam o conjunto, nesta comédia baseada numa antiga série de TV dos anos 50. Inédito. Avaliação:


OS PROFETAS DO ASFALTO
Bandeirantes, 22h.
(Roadside Prophets). EUA, 1992, 96 min. Direção: Abbe Wool. Com Johe Doe, Adam Horovitz, John Cusak, Arlo Guthrie. Operário (Doe) tem por missão levar os restos mortais de amigo até o Eldorado, que ele localiza no Estado de Nevada (Estados Unidos), a fim de espalhar suas cinzas. O filme será em grande parte seu trajeto, inclusive as pessoas que ali encontrará, como Timothy Leary, David Carradine, Arlo Guthrie -todos ilustres representantes da geração da contracultura, de que este este filme pretende-se um último e não muito forte grito. Inédito. Avaliação:


INTERCINE 1
Globo, 0h10.
A semana começa com o escolhido do público, entre "3 Passos do Paraíso" (Inglaterra, 1995, de Constantine Giannaris, com Katrin Cartlidge, Frances Barber) e "Quanto Mais Grana Melhor" (1992, de Peter MacDonald, com Damon Wayans, Stacey Dash). Como de costume, no "Intercine 1" o primeiro filme é inédito, e o segundo, reprise, ao longo de toda a semana.

INTERCINE 2
Globo, 2h05.
A segunda sessão do dia exibe o escolhido entre "O Retorno" (1991, de John Mellecamp, com John Mellecamp, Mariel Hemingway) e "Morrendo e Aprendendo" (1993, de Ron Underwood, com Robert Downey Jr., Charles Grodin). Seguindo a norma, durante toda a semana os dois filmes do "Intercine 2" são reprises.

SEDUÇÃO À MEIA-NOITE
Bandeirantes, 2h20.
(Midnight Tease). EUA, 1994, 90 min. Direção: Scott Levy. Com Cassandra Leigh, Rachael Dyer. Dançarina de strip-tease tem sonhos premonitórios sobre os assassinatos que estão dizimando dançarinas. Seria ela a culpada? Avaliação:

TV PAGA

Chame o ladrão

da Redação

"Cop Land" (HBO, 1h30), de James Mangold, é um desses filmes que se sustentam muito mais pelo assunto que enunciam e pelos atores que apresenta (Sylvester Stallone, Harvey Keitel) do que pelo resultado final propriamente dito.
O filme gira em torno dessa "terra de tiras", em Nova Jersey, onde moram policiais que trabalham em Nova York. Uma terra supostamente acima das torpezas do mundo imperfeito.
Bem, o que vemos depois não é bem isso. A partir de uma simples multa de trânsito, um outro mundo se revela, onde corrupção e truculência não deixam muito a dever à nossa PM.
Existe algo de claro demais, óbvio demais nessa idéia: é o limite do filme, que o diretor não soube ou não pôde expandir. (IA)




Texto Anterior: Oscar Quiroga Astrologia
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.