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Trama fascinou compositor
da Reportagem Local
Puccini estava com 41 anos, já era
consagrado -havia experimentado o sucesso com "Manon Lescaut", "La Bohème" e "Tosca"-,
quando, num teatro londrino, em
1900, assistiu a um drama de David
Belasco, do qual nasceria a ópera
"Madama Butterfly".
Não se tratava apenas de uma
história frustrada de amor. O que
fascinava o compositor era a ruptura do monolitismo europeu nas
referências culturais.
A ação, contemporânea e situada
no Japão, tinha como vítima uma
gueixa e, como algoz, um oficial da
marinha americana.
Conflitos e concessões entre os
libretistas Giuseppe Giacosa e Luigi Ilicca e compositor levaram a
uma ópera que estreou no Scala a
17 de fevereiro de 1904.
Fracasso absoluto. Em três meses, o enredo foi reescrito, e a partitura foi emendada para que uma
nova "Madama Butterfly" estreasse em Brescia a 28 de maio daquele
ano, sob a regência de Toscanini.
É a versão tradicionalmente aceita como definitiva e está entre os
dez títulos do repertório desde então mais encenados no mundo lírico.
(JBN)
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