São Paulo, Segunda-feira, 17 de Maio de 1999
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Trama fascinou compositor

da Reportagem Local

Puccini estava com 41 anos, já era consagrado -havia experimentado o sucesso com "Manon Lescaut", "La Bohème" e "Tosca"-, quando, num teatro londrino, em 1900, assistiu a um drama de David Belasco, do qual nasceria a ópera "Madama Butterfly".
Não se tratava apenas de uma história frustrada de amor. O que fascinava o compositor era a ruptura do monolitismo europeu nas referências culturais.
A ação, contemporânea e situada no Japão, tinha como vítima uma gueixa e, como algoz, um oficial da marinha americana.
Conflitos e concessões entre os libretistas Giuseppe Giacosa e Luigi Ilicca e compositor levaram a uma ópera que estreou no Scala a 17 de fevereiro de 1904.
Fracasso absoluto. Em três meses, o enredo foi reescrito, e a partitura foi emendada para que uma nova "Madama Butterfly" estreasse em Brescia a 28 de maio daquele ano, sob a regência de Toscanini.
É a versão tradicionalmente aceita como definitiva e está entre os dez títulos do repertório desde então mais encenados no mundo lírico. (JBN)




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