São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edições refletem sobre a arte do intérprete

ESPECIAL PARA A FOLHA

Livros sobre a arte do intérprete têm sido lançados com alguma assiduidade. Entre as publicações mais recentes, estão "O Ator-Compositor", de Matteo Bonfitto, e "O Ator e seus Duplos", de Ana Maria Amaral.
A palavra "intérprete", dada como sinônimo de ator, é posta em questão já no título de "O Ator-Compositor".
A efemeridade do espetáculo e a matéria volátil do trabalho do artista de palco, segundo o ensaísta, podem explicar por que a idéia de composição ou de obra tem sido raramente associada ao trabalho dos atores.
É verdade que há mais de meio século se fala em construção do personagem e em criação do papel. De todo modo, Bonfitto implicitamente reconhece o quanto a discussão vem de longe ao estruturar o livro a partir de Stanislavski. A intenção é a de fornecer chaves para o ofício do ator hoje e, assim, ao final do percurso, Stanislavski será referência remota, ainda que permaneça essencial.

Bonecos enigmáticos
A diretora e professora Ana Maria Amaral, estudiosa das "formas animadas", dedica-se a entender, em "O Ator e seus Duplos", a relação entre o intérprete e suas extensões, e faz a resenha de algumas das práticas mais importantes envolvendo máscaras, bonecos e objetos.
A autora volta à Grécia e ao Oriente antigos para lembrar que as máscaras já tiveram sentido ritual. Depois, de acordo com seu uso no teatro moderno, irá reparti-las em neutras e expressivas.
Ana Maria trata ainda de objetos, "importantes por seu poder de criar metáforas". Máscaras e bonecos ligam-se, direta ou remotamente, a personagens, enquanto os objetos promovem a pura sensação plástica. Acessível, o livro deve interessar a artistas e estudiosos.
(FM)

O ATOR-COMPOSITOR - Livro de Matteo Bonfitto.
Editora: Perspectiva (152 págs.).

O ATOR E SEUS DUPLOS - Livro de Ana Maria Amaral.
Editora: Senac São Paulo/Edusp (160 págs).



Texto Anterior: Literatura: Livro estuda Ruggero Jacobbi e o TBC
Próximo Texto: Cinema: Filme chinês abre festival gay nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.