UOL


São Paulo, terça-feira, 17 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Lord Protetor
Record, 14h.
 
(Lord Protector). EUA, 96, 101 min. Direção: Ryan Carroll. Com Signy Coleman, William Bumiller. Ser maquiavélico ameaça o futuro do planeta onde impera Rennick, o lorde protetor, o guardião da palavra etc. e tal. Rennick tem de rebolar para evitar que o pior aconteça.

Os Maiorais
SBT, 15h45.
  
(Big Shots). EUA, 87, 90 min. Direção: Robert Mandel. Com Rick Busker, Darius McCrary, Robert Joy, Robert Prosky. Garoto negro ajuda menino branco a reencontrar a bicicleta e o relógio que seu pai lhe dera antes de morrer. Aventura juvenil com participação, no elenco, do cineasta polonês Jerzy Skolimowski.

Caçadoras de Aventuras
Globo, 15h50.
  
(Gold Diggers: The Secret of Bear Mountain). EUA, 95, 92 min. Direção: Kevin Dobson. Com Christina Ricci, Anna Chlumsky. Adolescente deixa Los Angeles para morar em uma pequena cidade. Ali conhece menina bem diferente dela, aventureira, brigona e que se sente à vontade na natureza. Juntas, as duas acabarão saindo em busca de um tesouro perdido. Encontro entre duas garotas-prodígio: Ricci tem sobrevivido bem; Chlumsky anda sumida.

Contato Mortal
Record, 21h.
 
(Black Eagle). EUA, 87, 95 min. Direção: Eric Karson. Com Jean-Claude van Damme, Sho Kosugi, Doran Clark. Importante artefato militar é perdido num acidente marítimo. Os russos vão lá babando (com nada menos que Van Damme como agente vilão). Mas os EUA mandam o mestre Kosugi. Para fãs do gênero.

Inspetor Bugiganga
SBT, 22h30.
 
(Inspetor Gadget). EUA, 99, 78 min. Direção: David Kellogg. Com Matthew Broderick, Rupert Everett. John Brown, segurança atrapalhado, é transformado em robô detetive. Realiza seu sonho de virar detetive famoso, mas o personagem dos desenhos animados passou às figuras humanas de maneira bastante obscura. Inédito.

Intercine
Globo, 1h35.

"Minha Família" (95, de Gregory Nava, com Esai Morales, Jimmy Smiths) e "Nascido em 4 de Julho" (89, de Oliver Stone, com Tom Cruise, Raymond J. Barry) são os candidatos a passar hoje.

Lixo Cósmico
Globo, 4h.
  
(Cosmic Slop). EUA, 94, 83 min. Direção: Reginald e Warrington Hudlin, Kevin Rodman Sullivan. Com Robert Guillaume, Jason Bernard. Três episódios de ficção científica, tendo por base histórias de Chester Himes (portanto, ficção científica envolvendo questão racial), mas dado como satírico. Inédito. (IA)

Scorsese e a paixão por NY

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Nova York no fim do século 19, setor rico, é aparentemente um carbono da Inglaterra vitoriana, na ótica de "A Época da Inocência" (Cinemax Prime, 23h30).
Existe ali uma mulher de comportamento ousado e escanteada pela sociedade local. E um homem que se apaixona por ela, mas incapaz de romper com sua vida para assumir essa paixão. É um desses filmes em que a repressão impede o amor de prosperar.
Para Martin Scorsese, é um filme atípico. Ele não é de filmar a alta sociedade. Seu interesse é pela arraia miúda. Talvez o que o movesse fosse menos essa sociedade rica do que o fato de tudo se dar em Nova York.
Hoje sabemos que esse filme se articula com o mais recente "Gangues de Nova York", uma história da ralé. Sua paixão é por essa cidade e sua história.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Aleluia! Tá saindo o chiclete de Viagra!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.