São Paulo, quinta-feira, 17 de junho de 2004

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Projeto recupera ousadia de "Mulher"

DA SUCURSAL DO RIO

O título do filme não deixa dúvidas de quem está em primeiro plano: "Mulher". Carmen (Carmen Violeta), a protagonista, aparece de camisola, de combinação, ao lado de um homem de pijama e, ousadia enorme para uma produção de 1931, coçando o pé.
Muito à frente de seu tempo, o filme mudo dirigido por Octávio Gabus Mendes será exibido hoje, às 20h30, no Odeon BR (Rio) -e em SP, na Cinemateca Brasileira, em 27/7. "Mulher" é o novo título restaurado do acervo da Cinédia, empresa que marcou o cinema brasileiro nos anos 30 e realizou mais de 50 produções até a década de 80. Antes dele, já haviam sido recuperados "Alô, Alô, Carnaval" (1931) e "O Ébrio" (1946).
""Mulher" foi muito forte para a época. A cabeça do Octávio era assim, muito erótica", diz Alice Gonzaga, 70, filha do criador da Cinédia, Adhemar Gonzaga, e responsável pelo acervo. "Foi Octávio, e não meu pai, quem mais influenciou Humberto Mauro, especialmente em "Ganga Bruta". Aquela história de filmar detalhes é dele." Humberto Mauro é o diretor de fotografia de "Mulher" e ainda interpreta o padrasto de Carmen. Ele é um dos personagens que a desejam; ela ainda seduz um homem que descobre depois ser casado. Uma das imagens marcantes é a de uma corda de violão arrebentando, símbolo da virgindade perdida de Carmen.
Gonzaga agora está em busca de patrocínio para recuperar outros filmes que estão em péssimo estado, como "Berlim na Batucada" (1944), "Bonequinha de Seda" (1944) e "Um Beijo Roubado" (1950). A restauração de "Mulher" foi possível graças a R$ 300 mil liberados pela Petrobras.
A verba ainda serviu para a melhora do estado de cópias de outros três títulos: "24 Horas de Sonho" (1941), "Romance Proibido" (1944) -a estréia de Dercy Gonçalves no cinema- e "Anjo do Lodo" (1951), estrelado pela vedete Virgínia Lane. Eles também serão exibidos no Odeon dentro do ciclo aberto com "Mulher" e, em julho, na Cinemateca Brasileira. Todo o trabalho de restauração foi realizado na Cinemateca. (LUIZ FERNANDO VIANNA)


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